quarta-feira, 2 de março de 2011

Que rolem as pedras - parte 2

Continuando a saga stoniana, chegamos a 1964 quando os Rolling Stones gravaram seu terceiro single Not Fade Away (um cover de Buddy Holly com levada de Bo Diddley) que teve no seu lado B uma composição de Mick e Keith, Little By Little, usando novamente o pseudônimo Nanker Phelge e contando coma colaboração de Phil Spector. Neste ano, a banda gravou também seu primeiro LP pela Decca Records, The Rolling Stones (nos EUA, o ábum foi lançado com o nome England's Newer Hitmakers). No álbum estão uma miscelânea de estilos que a banda costumava tocar no Marquee e Crawdaddy como os rocks Route 66 (Bob Troup), Carol (Chuck Berry) e Mona (Bo Diddley),: os blues I Just Wanna Make Love To You (Muddy Waters), Honest I Do (Jimmy Reed) e I'm a King Bee (Slim Harpo); peças de soul como Can I Get a Witness (Marvin Gaye) e Walkin' The Dog (Rufus Thomas), além de coisdas próprias como Now I've Got A Witness, Little By Little (assinadas como Nanker Phelge) e Tell Me (a primeira composição de Jagger & Richards ) que figurou no terceiro single da banda (tendo por lado B I Just Wanna Make Love To You.

O álbum foi um grande sucesso na Inglaterra mas a primeira turnê americana dos Stones não foi necessariamente um grande êxito como havia acontecido com os Beatles no advento da Segunda Onda ou Invasão Britânica. Pelos menos a banda pôde conhecer seus heróis e principais influências como Muddy Waters, com quem gravaram algumas coisas no lendário estúdio da Chess Records (de onde saíram Chuck Berry e Bo Diddley). Foi nessas sessões que a banda gravou seu primeiro hit nas paradas britânicas: It's All Over Now (cover de Bobby e Shirley Womack) . Mas os Stones tinham fãs afoitas nos EUA que causaram um rebu quando eles tocaram pela primeira vez no Ed Sullivan Show. Foi durante essa turnê que eles gravaram o álbum 12 X 5 (lançado apenas nos EUA), que a exemplo do primeiro álbum era recheado de covers como a já citada It's All Over Now (Womack & Womack), Around and Around (Chuck Berry), Time Is on My Side (Irma Thomas), If You Need Me (Wilson Pickett), Susie Q (Dale Hawkins) e Under The Boardwalk (The Drifters), além de algumas composições próprias como e Empty Heart (Nanker Phelge), Good Times Bad Times de Jagger & Richards, entre outras, de onde tiraram seu quarto single: It's All Over Now/Good Times Bad Times. Pouco antes de seu retorno à Inglaterra, lançaram seu quinto single americano que tinha Time Is on My Side (Irma Thomas) e Congratulations (Jagger & Richards), ambas extraíadas do 12 X 5. O quinto single britânico consistia de Little Red Rooster de Willie Dixon e Off The Hook (Nanker Phelge).

Em 1965, os Stones gravaram seu segundo álbum britânico, Rolling Stones nº 2 (nos EUA recebeu o nome de Rolling Stones Now!) com covers como Everybody Needs Somebody To Love (de Solomon Burke e que foi um grande sucesso nos anos 80 no filme The Blues Brothers), You Can't Catch Me (Chuck Berry) I Can't Be Satisfied (Muddy Waters) e algumas coisas que haviam sido lançadas no álbum 12 X 5 como Time Is On My Side, Under The Boardwalk e Susie Q. Nessa altura do campeonato, os Stones já estavam consolidados como uma banda de sucesso tanto na Inglaterra quanto nos EUA graças a seus álbuns lançados. Na esteira do nº 2, veio o single Heart Of Stone (música que figurou no álbum americano) que tinha como lado B What A Shame. Pela primeira vez, duas composições de Jagger & Richards preencheram um single da banda.

Veio a segunda turnê americana (onde também chegaram até a Austrália) o single The Last Time (lado B Playing With Fire), primeira canção de Jagger & Richards a alcançar o topo das paradas britânicas. Aí veio o terceiro álbum britânico (quarto na discografia americana) Out of Our Heads que além de covers como She Said Yeah (Larry Williams), Hitchhike (Marvin Gaye) e Good Times (Sam Cooke) trouxe o primeiro grande hit da banda, o que os colocou de vez na História do Rock and Roll: o clássico absoluto de Jagger & Richrds (I Can't Get No) Satisfaction (que faria sucesso como single, tendo por lado B Spider and The Fly). Aí veio o single Get Off of My Cloud (lado B I'm Free) extraído do quinto álbum americano dos Stones December Children, que além das duas canções do sungle tinha uma das mais belas baladas compostas por Jagger & Richards: As Tears Go By [uma resposta a Yesterday dos Beatles?]

No ano de 1966, os Stones gravaram o álbum Aftermath, o primeiro a ter apenas composições de Jagger & Richards . Neste álbum, o estilo vai muito além do Blues e Rhythm & Blues que caracterizou a banda até Out of Our Heads. Aqui a banda introduz a cítara [resposta a Norwegian Wood dos Beatles?] em Mother's Little Helper, dulcimer em Lady Jane (outra famosa balada dos Stones) e marimba em Under My Thumb. Do Lp, vieram singles que estavam quase no topo das paradas inglesas e americanas: 19th Nervous Breakdown (lado B As Tears Go By); em seguida, outro megassucesso dos Stones, clássico incontestavel Paint It Black (lado B Stupid Girl) com Brian Jones tocando cítara; Mother Little Helper (lado B Lady Jane) e Have You Seen Your Mother Baby Standing in the Shadow (lado B Who's DrivingYour Plane), mostrando a banda com um pé no psicodelismo. Fechando o ano, veio o primeiro álbum gravaddo ao vivo pela banda, Got Live If You Want It (lançado apenas nos EUA), que misturava o repertório da banda de 1964 a 1966.

Em 1967, veio o álbum Between the Buttons, a derradeira parceria da banda com Andrew Loog Oldham como produtor e empresário da banda. As música mais conhecidas eram Yesterday's Papers e My Obsession. O álbum enfrentou a concorrência de grandes discos lançados desde a metade de 1966 como Pet Sounds (Beach Boys), Revolver (Beatles) e Blonde On Blonde (Bob Dylan). Veio o single Ruby Tuesday/Let's Spend The Night Together, dois clássicos stonianos. Aliás, essa segunda tem uma história curiosa. Quando os Stones foram se apresentar no Ed Sullivan Show, o apresentador recomendou que eles mudassem o refrão Let's Spend The Night Together (algo como "vamos passar a noite juntos") para Let's Spend Some Time Together ("vamos passar algum tempo juntos"). Mick topou isso, mas a cara de deboche dele cantando o verso alterado é impagável! Depois veio o single We Love You/Dandelion (essa segunda mostra a estreia de Keith como vocalista principal). Nesse mesmo ano, os Stones gravaram seu álbum psicodélico, Their Satanic Majesties Request a exemplo do revolucionário LP Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles. O disco tinha como destaque as músicas 2000 Years Light From Home e In Another Land (primeira e única composição de Bill Wyman a figurar num disco dos Stones). Essa segunda foi lançada como single, tendo por labo B The Lantern. Nessa época, os Stones e os Beatles  colaboraram mutuamente em seus trabalhos: John e Paul participaram dos backing vocals de We Love You, Brian Jones tocou sax na gravação de You Know My Name (Look Up The Number) dos Beatles; na capa do Sgt. Pepper's tinha uma boneca com uma camiseta escrita Welcome Rolling Stones; na contracapa do Majesties tinha os rostos dos Beatles aparecendo muito sutilmente e Mick participou do coro de All You Need Is Love, gravada pelos Fab 4 num especial para a televisão. Em contrapartida, começaram os problemas dos Stones com a lei britânica por conta de drogas e escândalos.

Continua no próximo post

Rolling Stones: escrevendo seu nome na história

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