sexta-feira, 18 de março de 2011

Barulho de Grilos

A banda foi formada como grupo de acompanhamento para o lendário rocker Buddy Holly (guitarra, vocais) mas sobreviveu à morte de seu destemido líder. Vamos falar de The Crickets. A biografia de Buddy foi postada aqui.

Tudo começou em 1956 quando Buddy Holly um guitarrista e cantor texano (nascido na pequena cidade de Lubbock no dia 7 de setembro de 1936) havia firmado um contrato com a Coral, subsidiária da Decca Records pois o pessoal do selo gostou da performance de Buddy ao fazer a abertura do show de Bill Haley & His Comets em Lubbock.  Para tanto, Buddy procurou recrutar uma banda que pudesse acompahá-lo em tempo integral já que o pessoal que o acompanhava em shows na rádio KDAV e eventos locais não podia dispor desse tempo. Acabou fechando com o baterista Jerry Ivan Allison (nascido em 31 de agosto de 1939 em Hillsboro, Texas) já tocava com Buddy nesse shows ocasionais. O contrabaixista Joseph (Joe B.) Benson Maudlin Jr. (nascido em 8 de julho de 1940 em Lubbock, Texas) e o guitarrista Niki M. Sullivan (nascido em 23 de junho de 1937 em South Gate, California) completaram a formação.

Ao pensar num nome para a banda, o consenso era descartar nomes de pássaros, algo muito comum à época. "Bom, já que pássaros estavam descartados que tal Spiders (aranhas)?", sugeriu um deles. Não, ainda não era isso, mas estavam no caminho. Pensaram em insetos e um deles até levou um livro de estudos de insetos para mais sugestões. Gostaram de Crickets (grilos), insetos barulhentos. E barulho era como os pais consideravam as músicas de seus filhos na época. Uma lenda recorrente, que dizia que o nome da banda foi dado porque haviam grilos incomodando um ensaio deles, surgiu após a exibição do filme Buddy Holly Story em 1979 que conta essa versão.

Em 1956, entrou em cena Norman Petty (nascido em 25 de maio de 1927 em Clovis, Novo México), que conheceu os Crickets durante uma sessão de gravação da banda em seu estúdio. Buddy e ele se tornaram grandes amigos e essa parceria foi muito produtiva para ambos. Astutamente, Petty criou duas denominações para as gravações da banda. Todas aquelas que tinham preponderância dos vocais do líder, ele vendia como Buddy Holly. As gravações com arranjos e overdubs que tinham a colanboração da banda era vendido como The Crickets. Petty, inclusive tinha crédito como coautor em algumas composições da banda.

Os Crickets gravaram seu primeiro álbum batizado The Chirpin' Crickets (1957) que tinha os clássicos That'll Be the Day, Oh Boy, Not Fade Away, You've Got Love, I'm Lookin' for Someone to Love, Maybe Baby, Tell me How e Send me Some Loving (um cover de Little Richard), que gerou uma série de singles que fizeram a fama da banda.

Em 1958, Buddy e os Crickets fizeram a histórica turnê à Inglaterra onde já influenciavam uma geração inteira de futuros músicos. Paul McCartney, que revolucionaria a música com os Beatles e Mick Jagger que lideraria os Rolling Stones foram dois dos muitos espectadores que viram a banda americana atuando.

De volta aos EUA, Buddy começou a discordar da forma como Norman estava produzindo a banda e rompeu com ele. Já que Petty era dono do nome dos Crickets, Buddy deixou a banda, mudando-se para Nova York, onde começou sua bem sucedida carreira solo interrompida após a morte dele em 2 de fevereiro de 1959 num acidente de avião, evento que a posteridade conhece como O Dia em Que a Música Morreu. Nesse ano, contaram com o reforço de Sonny Curtis (nascido no dia 9 de maio de 1937 em Meadow, Texas), um amigo de infância de Buddy que havia tocado com ele antes da formação dos Crickets e em algumas sessões de gravação da banda. Gravaram a composição de Curtis I Fought the Law, que fez sucesso em 1965 com a banda Bob Fuller Four.

Apesar da saída de seu líder e mentor, os Crickets continuaram atuando agora tendo como frontman o guitarrista e cantor David Box, nascido em Lubbock e que tinha uma voz muito parecida com a de Buddy. Em 1960, com essa formação, lançaram o álbum In Style with The Crickets, de onde foi extraído o single Don' Cha Know (que tinha no lado B uma composição de Buddy, Peggy Sue Got Married, lançada postumamente)

Em 1962, lançaram o single Don't Ever Change (composição de Goffin & King) que foi um grande sucesso sobretudo na Inglaterra onde chegou ao Top 5 das paradas britânicas. Nesse ano, gravaram como banda de apoio ao cantor Bob Vee no álbum Bob Vee Meets The Crickets.Em 1963, veio o álbum Something Old, Something New e em 1964 os álbuns The Crickets, onde fazem uma homenagem a seus discípulos, os Beatles tocando grandes sucessos dos Fab 4 como I Want to Hold Your Hand, She Loves You, From Me to You e Please Please Me. Nesse ano, nova tragédia se abateu sobre o grupo: David Box, substituto de Buddy Holly morreu também num acidente de avião. Em 1965,  lançaram um álbum chamado A Collection, com um interssante cover de La Bamba de Ritchie Valens. Do final da década de 60 em diante, os Crickets fizeram aparições em discos de outros artitas até o fim da banda em 1971. Em 1975,  trio se reuniu acompanhando o guitarrista Albert Lee num tributo a Buddy Holly no álbum Live at Lubbock e se tornaram figuras constantes no evento criado por Paul McCartney, que tem acontecido anualmentedesde os anos 70 chamado Buddy Holly Day. Após gravarem com amigos e discípulos o álbum The Crickets & Their Buddies (2004), eles permanecem na ativa até os dias de hoje.

Niki Sullivan, membro fundador dos Crickets faleceu após sofrer uma ataque cardíaco no dia 6 de abril de 2004.

Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.menziesera.com/people/holly_lps.shtml
The Crickets em três momentos distintos

Nenhum comentário:

Postar um comentário