quinta-feira, 24 de março de 2011

The Beatles Saga: Introdução

Dizer que os Beatles são uma referência para qualquer músico na face da Terra é chover no molhado. Além de revolucionar a cultura ocidental os Beatles derrubaram um muro que existia entre o que se convencioava chamar de música erudita e música popular. Contar a história dos Beatles é um trabalho meticuloso e que demanda muito tempo. Por isso, resolvi contar a biografia da melhor banda de todos os tempos em forma de episódios periódicos numa série intitulada The Beatles Saga. Espero que vocês gostem e se houver alguma coisa a acrescentar, estão todos convidados a fazê-lo a partir dos comentários. Será dado o devido crédito.

O ano de 1956 foi importante para o Rock and Roll nos dois lados do Atlântico. Vivia-se a fase mais efervescente da chamada Primeira Onda. Nos EUA, artistas como Elvis Presley e Bill Haley já haviam consolidado uma firme carreira dentro do mercado fonográfico. Na Inglaterra, foi deflagrada uma verdadeira febre musical quando o Lonnie Donegan Skiffle Group gravou  Rock Island Line (composição de Leadbelly. O disco fez um grande sucesso entre os jovens britânicos. Da noite para o dia, forma formadas milhares de bandas

O Skiffle, que virou uma tendência musical forte naquela segunda metade da década de 50, era um estilo de Jazz muito em voga nos anos 20 nos EUA. Primava pelo uso de instrumentos musicais disponíveis (violão, banjo) e artesanais bateria com panelas, baixo de caixa de chá, baixo de bacia, tábua de lavar roupa.

Em Liverpool, um jovem de 15 anos chamado John Winston Lennon (nascido em 9 de outubro de 1940 em Liverpool) não ficou de fora dessa onda. Ao ganhar de presente de aniversário de 16 anos um disco de Elvis Presley (Hound Dog/Don't Be Cruel), decidiu que iria formar uma banda também. No final de 1956, ele já tinha o esboço de um grupo, contando com seu melhor amigo de infância Pete Shotton e uns colegas da escola onde estudava. Começava uma lenda.

Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.beatlesbible.com/history/
Livro O Jovem Lennon de Jordi Sierra i Fabra (1988)


Alunos e docentes da Quarry Bank High School:
alguém consegue identificar John?


Nenhum comentário:

Postar um comentário