segunda-feira, 7 de março de 2011

O Pai do Rock Britânico

Todo mundo sabe que nos EUA, Bill Haley é considerado o Pai do Rock (e não o diabo, como o Raulzito disse).

Mas e na Inglaterra? A quem poderia ser atribuída essa paternidade? O Rock inglês é um "filhote" do Rock americano, pois os roqueiros britânicos tiveram nos grande heróis do Rock americano, os responsáveis pela Primeira Onda (Elvis, Bill Haley, Buddy Holly, Gene Vincent, Eddie Cochran e outros) sua grande influência. Contudo, foi graças ao pioneirismo de um músico inglês e seus esforços que os grandes nomes do Rock Britânico vieram à tona. Estamos falando de Chris Barber.

Donald Christopher Barber nasceu no dia 17 de abril de 1930 em Welwyn Garden City, Hertfordshire, Inglaterra. Seu pai era estatístico e a mãe diretora de escola. Chris iniciou os estudos seculares na St. Paul School em Londres e o estudo musical na Guildhall School of Music [não há fontes concretas].

Quando tinha apenas 19 anos, Chris formou sua primeira banda de jazz chamada Barber New Orleans Band, onde tocava trombone e contrabaixo. Na década de 50, a Chris Barber Jazz and Rhythm & Blues Band se tornaria uma verdadeira confraria musical. Contou com grandes lendas como Lonnie Donegan (banjo, violão e vocais), Ken Colyer (trumpete), Monty Sunshine (clarineta), Ron Bolden (bateria), Alexis Korner (guitarra elétrica), Jim Bray (baixo), Cyril Davies (harmônica), Pat Halcox (trumpete e vocais) e Otillie Patterson (vocais), que foi sua primeira esposa, além de muitos outros. A banda de Barber foi responsável em acompanhar grandes estrelas do Jazz e do Blues dos EUA como T-Bone Walker, Muddy Waters, Brownie McGee, Sonny Terry, Sister Rosetta Tharpe, Louis Jordan e Sonny Boy Williamson. Apesar de haver uma rivalidade muito grande entre os puristas (apreciadores do Jazz mais tradicional) e os revolucionários aficcionados no som eletrificado do R & B, Chris sempre buscou respeitar a todas as tendências.

Em 1955, formou com Donegan e Bryl Bryden (washboard) a Lonnie Donegan Skiffle Group, onde tocava contrabaixo. Graças a seu hit Rock Island Line, deflagraram nas ilhas britânicas (sobretudo no norte da Inglaterra) uma febre sem igual entre os jovens, que inspirados pelo trio começaram a formar bandas da noite para o dia. Entre os garotos estava um certo John Winston Lennon, de Liverpool, que formou a banda The Quarrymen e seria responsável por uma das maiores revoluções musicais do século XX: The Beatles.

Em 1961, a fim de tornar o som da banda mais próximo do Rhythm & Blues, Barber contou com os préstimos do guitarrista Alexis Korner e do gaitista Cyril Davies que ficaram pouco tempo, indo formar a banda Blues Incorporated em 1962. A partir se seu surgimento, duas frentes do Rock britânico estavam sendo estabelecidas: a Swinging London (que viu surgir grupos como The Rolling Stones, The Animals, The Yardbirds e Screamin' Lord Sutch & The Savages) e o Mersey Beat uma evolução do Skiffle, representado por Beatles, Gerry & The Pacemakers, Brian Poole & The Tremeloes, The Hollies e The Searchers.

Em 1967, o caminho do bandleader e dos 4 Four voltaram a se encontrar quando sua banda gravou Cat Call, uma composição instrumental que Paul McCartney havia feito em 1962 com o nome de Catswalk. Imaginem a honra de Sir Paul ao ver o Pai do Blues britânico gravando uma música de sua autoria.

Nas décadas seguintes, Chris Barber continuou tocando incansavelmente e viu novas gerações de músicos juntando-se às fileiras de sua banda. Até hoje, aos 80 anos, está à frente de sua banda, como se ainda estivesse em seus primeiros anos. Embora até o momento não tenha sido condecorado pela Rainha Elizabeth II com algum título nobiliáquico, Chris tem três gerações que o consideram como grande incentivador e como um verdadeiro pai musical. Agora, você tem mais alguma dúvida sobre a paternidade do Rock britânico?


Para ver algumas coisas da banda de Chris Barber, acesse http://wn.com/Chris_Barber_1954


Fontes:
Wikipedia (em inglês)
http://www.chrisbarber.net/


Chris Barber, o Pai do Rock britânico

Um comentário:

  1. Amigo, como disse em meu blog na postagem do dia mundial do rock, há controversias a respeito de quem seja o pai do rock, lá eu postei que seria Chuck Berry, mas o bom é saber que um gênero como esse tão apreciado (e ao mesmo tempo tão criticado)tem muitos desejando a sua afiliação. E indenpendentemente da nossa discordância o que vale é a riqueza do seu texto. Parabéns... e já estou lhe seguindo.

    Abraços, sempre!

    ResponderExcluir