sexta-feira, 11 de março de 2011

Entre Irmãos - parte 2

No início de 1970, os Bee Gees já não existiam como banda, dadas as baixas ocorridas durante o ano anterior. No decorrer desse ano, entretanto, começou a haver uma reaproximação dos irmãos Gibb, núcleo do grupo. Feridas tratadas e cicatrizadas, gravaram o álbum 2 Years On, que mais parecia uma coletânea de carreiras solo dos Gibb. Foi um grande sucesso na Terra do Tio Sam, fato então inédito para a banda. No álbum o destaque é Lonely Days.

Em 1971, veio o álbum Trafalgar, este sim totalmente composto em conjunto e que veio com o megassucesso How Can You Mend a Broken Heart. No ano seguinte, veio o álbum To Whom It May Concern, que teve uma recepção morna. O único grande sucesso foi o clássico Run to Me.

Em 1973, de morno a gelado: o álbum Life in a Tin Can foi um retumbante fracasso e a crise voltava a se instalar para os Bee Gees, fazendo-os chegar numa encruzilhada crucial. A estética sessentista da banda e oa pelo ao Country já estavam esgotados. O álbum seguinte a Life in a Tin Can,  A Kick in the Head is Worth Eight in the Pants nem chegou a ser lançado e hoje é disponível através de bootlegs da banda. Em 1974, numa crise que quase desencadeou um novo fim à banda, eles lançaram o álbum Mr. Natural que não foi tão bem de vendas mas começou a mostrar o caminho das pedras para  os Bee Gees.

Em 1975, os Bee Gees começaram a dar a volta por cima com o ótimo álbum Main Course que deu (desculpem o trocadilho) um curso principal à banda com outros clássicos como Jive Talkin', Nights on Broadway e Fanny (Be Tender with My Love), onde eles deixaram para trás o estilo que os havia consagrado na década anterior indo pelo caminho do R &B e da Disco Music, ainda em desenvolvimento.

Em 1976, após lançarem o primeiro álbum ao vivo Here at Last Bee Gees...Live, os irmãos Gibb lançaram o álbum Children of The World com estonteantes hits como You Should Be Dancin', Love Me e Love So Right.

Em 1977, o ápice da carreira dos Bee Gees: sua participação na trilha sonora do filme Saturday Night Fever (Os Embalos de Sábado à Noite) o que os consagrou mundialmente não só como intérpretes de clássicos da Disco Music como Night Fever, Stayin' Alive, More Than a Woman, Jive Talkin' e You Should Be Dancing (do álbum Children of the World) ou a romântica How Deep is Your Love como também chamaram atenção como compositores por If I Can't Have You (com Yvonne Elliman) e More Than a Woman (com Tavares). Os Bee Gees chegaram ao topo do mundo e se tornaram os reis da Disco. Na esteira do disco, emplacaram outro sucesso como compositores com o clássico Emotion (com Samantha Sang), onde os Bee Gees fazem uma participação especial. No ano seguinte, o sucesso continuou com Barry compondo o tema principal da trilha sonora do Filme Grease - Nos Tempos da Brilhantina (um hit na voz de Frankie Valli). Paralelamente, Andy Gibb, o irmão caçula dos Bee Gees começou uma bem sucedida carreira musical, sempre com sucessos assinados pelos manos mais velhos.

Em 1979, a primeira bola fora dos Bee Gees desde Life in a Tin Can de 1973: eles participaram do filme Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e da trilha sonora homônima. A premissa (uma história feita a partir de conceitos e como uma homenagem ao álbum homônimo dos Beatles de 1967) era boa mas o filme foi um dos maiores fracassos de bilheteria, o que arranhou a imagem da banda não pela música mas pelo filme em si, o que quase fez a banda acabar mais uma vez. O álbum Spirits Having Flown, lançado no mesmo ano ajudou a aliviar a barra dos irmãos Gibb com grandes sucessos como Tragedy, Too Much Heaven, Reaching Out e Love You Inside Out.

Como ninguém é de ferro e os Bee Gees tiveram uma década turbulenta, decidiram fazer uma pausa de dois anos. Pelo menos a banda entrou em recesso, pois os três irmãos começaram um bem sucedido período como compositores/produtores para outros artistas: Guilty (Barbra Streisand), Sunrise (Jimmy Ruffin) e After Dark (para o maninho Andy).

Conclui no próximo post

Fonte:
Wikipedia (em inglês e português)

Bee Gees: os Reis da Disco Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário