terça-feira, 29 de março de 2011

A Rainha do Soul impera! - finale

Aretha entrava na década de 80 e seu vínvulo com a gravadora Atlantic, onde emplacou muitos sucessos, havia cheagdo ao fim em 1979. Ela assinou com a gravadora Arista onde gravou seu primeiro álbum da década chamado simplesmente Aretha, de onde saiu o single United Together, que chegou ao terceiro lugar no Top 5 das paradas americanas. Destacam-se no disco, também, o clássico de Otis Redding I Can't Turn You Loose e o super-hit dos Doobie Brothers What a Fool Believes. Nesse ano, Aretha participou do filme The Blues Brothers (Os Irmãos Cara de Pau), estrelado pro John Belushi e Dan Aykroid [um clássico daquela década] ao lado de grandes feras do Blues e do Soul como Ray Charles, James Brown, John Lee Hooker, Cab Calloway e Pinetop Perkins. No filme, Aretha fazia a esposa ranzinza do guitarrista da banda Blues Brothers Matt "Guitar" Murphy, que tinha se aposentado do showbizz para abrir uma lanchonete. A interpretação de seu clássico Think é um dos melhores momentos do filme que, de certa forma, apresentou Aretha para uma nova geração. Nesse ano, a sua antiga gravadora Columbia lançou a coletânea Aretha Sings the Blues.

Em 1981, veio seu álbum Love All the Hurt Away que apesar de não ter ido bem de vendas valeu à cantora mais um Grammy em sua  carreira (ela já tinha dois). Destaque para o dueto com George Benson na faixa-título e sua versão para o clássico Hold on I'm Coming do estupendo duo Sam & Dave.

Em 1982, veio o grande sucesso de Aretha na década Jump to It, uma parceria com o cantor e produtor Luther Vandross, álbum que frequentou as paradas de sucessos nos primeiros lugares e valeu à cantora mais um disco de ouro para sua coleção. Destacam-se a faixa-título, a versão de Aretha para It's Your Thing dos Isley Brothers e a composição de Smokey Robinson Just My Daydream. Nessa época, ela se mudou para Los Angeles para cuidar do pai C.L. Franklin, que veio a falecer em 1984, após 5 anos em coma.

Em 1983, nova parceria com Vandross, novo sucesso: o álbum Get it Right que emplacou, como o anterior os primeiros lugares nas paradas, com destaque para a faixa-título e I Wish It Would Rain (da dupla de compositores da Motown Barrett Strong e Norman Whitfield).

Em 1985, após um hiato de 2 anos recuperando-se da perda do pai, Aretha gravou o álbum Who's Zoomin' Who?, grande parceira com o produtor Narada Michael Walden, graças ao qual recebeu seu primeiro Disco de Platina. O disco é puxado pelo sucesso do single Freeway of Love.

Nos anos seguintes da década de 80, Aretha gravou os álbuns Aretha [de novo?] (1986), com destaque para sua versdão para o clássico dos Rolling Stones Jumpin' Jack Flash. Em 1987, veio o terceiro álbum gospel de sua carreira, One Lord, One Faith, One Baptism, onde contou com as irmãs Erma e Carolyn e a grande amiga Mavis Staple (dos Staple Singers). Nesse ano, ela foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame e graduada como Doutora em Musicologia pela Universidade de Detroit. Em 1989, veio o álbum Through the Storm com duetos maravilohosos com Elton John, James Brown, Whitney Houston e The Four Tops.

Nos anos 90, Aretha continuou sendo cultuada como grande diva do Soul. Após gravar um de seus únicos álbuns da década, What You See Is What You Sweat (1991), Aretha cantou, em 1992, para o então presidente americano Bill Clinton na Casa Branca e participou da trilha osnora do filme Malcolm X (estrelado por Denzel Washington), onde cantou a composição de Donny Hathaway Someday We'll All Be Free. Em 1993, veio a trilha sonora dos filmes Sister Act 2-Back to Habit (Mudança de Hábito 2 - Novas Loucuras no Convento), estrelado por Whoopi Goldberg, cuja faixa Deeper Love ficou em evidência nas paradas. Em 1994, sua parceria com o cantor Baby Face nas músicas Honey e Willing to Forgive alcançou o Top 40 das paradas americanas. Em 1995, participou da trilha sonora do filme Waiting to Exhale (Falando de Amor) com a música It Hurts Like Hell. Em 1998, gravou seu segundo álbum da década A Rose Is Still a Rose. Participou do filme Blues Brothers 2000 (Os Irmãos Cara de Pau 2000), repetindo seu papel da primeira película, onde cantou outro clássico Respect. Por essa atuação, Aretha participou  da entrega do Grammy daquele ano, onde faria uma parceria como o grande tenor italiano Luciano Pavarotti, que receberia o Grammy pelo conjunto da obra. Infelizmente, Pavarotti caiu doente e coube a Aretha cantar sozinha o dueto que fariam, a ária Nessun Dorma da ópera Turandot, numa versão bela e surpreendente. Participou do primeiro especial televisivo da série Divas Live junto com cantoras da nova geração como Celine Dion, Gloria Estefan e Shania Twain. Em 1999, ela foi condecorada com a Medallha Nacional de Artes pelo então presidente Clinton.

Na primeira década do século XXI, Aretha participou do Divas Live de 2001 junto com a veterana cantora cubana Celia Cruz e cantoras em evidência na última década como Mary S. Blidge e Nelly Furtado. Em 2003, após um hiato de 5 anos, gravou o álbum So Damn Happy que não foi bem de vendas mas garanitu mais um Grammy para Aretha pela música Wonderful. Foi seu último disco gravado pela Arista após 23 anos. Decidiu ir pelo caminho independente, criando o selo Aretha Franklin Records. Em 2007, gravou o álbum Jewels in the Crown: All Star Duets with the Queen que como o próprio nome diz é repleto de duetos entre a diva e cantores docmo George Michael, Annie Lennox, Elton John, Michael McDonald e até Frank Sinatra (!!!), entre outros. Em 2008, cantou na posse do presidente americano Barack Obama. No ano passado, Aretha nos deu um grande susto: a mídia dizia que ela estava com câncer no pâncreas e estava desenganada e que havia pasado por uma cirurgia em dezembro para a retirada de um tumor. Ela nunca confirmou se teve a doença de fato, mas admitiu que teve problemas de saúde.

Em 2011, nossa Rainha do Soul completou seu 69º aniversário e para maio próximo está marcado o lançamento de seu 38º álbum por seu selo. Além disso, após sua plena recuperação, estão confirmados grandes eventos para comemorar os 50 anos de uma grande carreira. Só posso fazer coro com os fãs dessa maravilhosa cantora dizendo Long Live to the Queen!

Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.arethafranklin.com/

Aretha Franklin: a grande diva do Soul chega aos 69 anos
Foto: http://www.mwza.com/aretha-franklin-grammy-awards-2011-tribute/

Nenhum comentário:

Postar um comentário