segunda-feira, 28 de março de 2011

A Rainha do Soul impera! - parte 3

Em 1972, apesar da trágica perda do grande amigo e parceiro, Aretha conseguiu encontrar forças para gravar o álbum Young, Gifted and Black, também muito premiado. O título do álbum nomeia uma das canções gravadas, original de Nina Simone. Podemos destacar também Oh Me Oh My (I'm a Fool for You Baby), sucesso na voz de B.J. Thomas; The Long and Windong Road, um novo encontro com a música dos Beatles; Rock Steady, de autoria própria; I've Been Lovin' You Too Long, do mestre Otis Redding; Didn't I (Blow My Mind this Time), sucesso dos Delfonics; April Fools (Burt Bacharach) e Border Song (Holy Moses) de Elton John e Bernie Taupin. Nesse ano, Aretha gravou Amazing Grace, seu primeiro álbum gospel desde Songs of Faith (1956), o primeiro de sua discografia geral. Além da música-título, ela canta algumas músicas gospel como How I Got Over (Clara Ward), Old Landmark (tradicional), Mary Don't You Weep (Inez Andrews). Também fez um belo medley juntando um gospel, Take My Hand Precious Lord (Dorsey-Frazier) e uma música popular, You've Got a Friend (Carole King) e o clássico de Rodgers & Hammerstein You'll Never Walk Alone (sucesso com Gerry & The Pacemakers). O pai de Aretha, Rev. C.L. Franklin participa do disco. Em 1999, foi lançada uma compilação com as sessões do álbum completas.

Em 1973, foi a vez do álbum Hey Now Hey (The Other Side of the Sky), com produção de Quincy Jones, que apesar do bom reperttório foi um grande fracasso comercial. Destaque para faixa-titulo, uma composição de Aretha e Somewhere do musical West Side Story de Leonard Bernstein.

Em 1974, lançou o álbum Let Me in Your Life, um disco bem sucedido para apagar a má fase do anterior. O sucesso se deveu ao single, homônimo, uma composição de Bill Withers que alcançou altos podtos nas paradas. Destacam-se também a versão de Aretha para o clássico de Leon Russell A Song For You (um successo com The Carpenters), Ain't Nothing Like the Real Thing (Ashford & Simpson) e I'm In Love (Bobby Womack). Em seguida veio o malsucedido With Everything I Feel in Me que apesar de ter ótimos compositores como Burt Bacharach (Don't go Breakin' My Heart, que nada tem a ver com a música, homônima cantada por Elton John & Kiki Dee) e Stevie Wonder (I Love Every Little Thing About You),  ficou aquém das expectativas da gravadora.

Da metade da década de 70 em diante, Aretha experimentou fracassos e perdas tanto na carreira artística como na pessoal. Em 1975, veio o desastroso álbum You. Em 1976, chegou ao fim de sua relação com Ken Cunningham. Veio um pequeno alento com o álbum Sparkle, com produção e composições de Curtis Mayfield, trilha sonora do filme homônimo que chegou ao Top 40 das paradas graças à música Something He Can Feel.  Em 1977, outro fracasso comercial êxito com o álbum Sweet Passion, uma parceria com o premiado compositor Lamont Dozier, cujo single e principal carro-chefe, Break It to Me Gently passou longe do Top 70. Em 1978, o fracssao ainda era uma constante com o álbum Almighty Fire, que teve a pífia vendagem de 100.000 exemplares. Nem a atmosfera Disco Music do álbum, em voga na época o salvou de ser um fiasco. Em 1979, veio o último disco da década de 70, La Diva também foi um fracasso retumbante, mesmo tendo a parceria de Van McCoy, um dos mais proeminentes astros da Disco Music, que acabou falecendo no final daquele ano. Nesse ano, seu pai, C.L. Franklin foi alvejado por tiros após uma tentativa de roubo e ficou anos em estado de coma.

Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.arethafranklin.com/

Live at Fillmore West: um dos maiores êxitos de Aretha Franklin

Nenhum comentário:

Postar um comentário