quinta-feira, 31 de março de 2011

που παρασκευάζεται στην Ελλάδα

Ao ver o título deste post você acha que estou escrevendo grego? Como diria o Sílvio Santos, CERTA A RESPOSTA! Realmente, o título está em grego e significa basicamente "feito na Grécia". Aproveitando o aniversário na última terça feira, 29 de março, do compositor Vangelis (completou 68 anos), um dos grandes magos de trilhas sonoras para o cinema, vou falar sobre a biografia da banda que ele fez parte, o Aphrodite's Child ou como diriam os gregos παιδί της Αφροδίτης.

No princípio, vieram os americanos Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry e todo o séquito de lendas da chamada Primeira Onda que fizeram surgir o Rock and Roll. Os ingleses Beatles, Rolling Stones e toda a constelação de astros da Grã-Bretanha assimilaram-no e fizeram uma revolução chamada Segunda Onda. O Rock se alastrou pelo Velho Continente e chegou à Grécia.

O Aphrodite's Child foi formado na Inglaterra em 1967 pelo vocalista e baixista Demis Roussos (nascido Artemios Ventouris Roussos no dia 15 de junho de 1946 em Alexandra, Egito), pelo tecladista Vangelis (nascido Evangelos Odysseas Papathanassiou no dia 29 de março de 1943 em Volos, Grécia) e pelo baterista e vocalista Loukas Sideras (nascido no dia 5 de dezembro de 1944 em Atenas, Grécia). O nome é uma referência à mitologia grega e significa "criança de Afrodite"(deusa do Amor).

Demis foi um dos muitos jovens gregos influenciados pelo Rock britânico e formou sua primeira banda The Idols aos 17 anos, tocando baixo e guitarra. Já como vocalista formou a banda We Five. Vangelis, de formação clássica, começou tocar aos 4 anos e se tornou hábil em tocar vários instrumentos. Não demorou para ele também ser fisgado pelo Rock, formando a banda The Formynx. Loukas começou a tocar bateria aos 13 anos e fez parte de algumas bandas em Atenas, sua cidade natal.

Os três músicos se encontraram em Londres e decidiram formar a banda, contando com o guitarrista Anargyros "Silver" Koulouris, que ficou pouco tempo na banda já que foi forçado a deixá-la para prestar serviço militar. Sem ocnseguir vistos de trabalho na Inglaterra, a banda mudou-se para a França, onde gravou seu primeiro álbum Rain and Tears pela gravadora Mercury. O disco foi um estrondoso sucesso e vendeu 1.000.000 de exemplares só na França. O mais engraçado da história era o fato de cantarem em inglês e não em francês. Não demorou muito e o Aphrodite's Child se tornou uma banda bem sucedida na Europa e fora dela. O disco foi um tremendo sucesso no Brasil, onde eles tinham um grande número de admiradores. Seu som psicodélico, que remetia a bandas como Procol Harum e Moody Blues, a banda conseguiu conquistar até o exigente mercado inglês. Em janeito de 1969, aproveitando uma turnê pela Europa, eles gravaram um single em italiano, Lontano dagli occhi/Quando l'amore diventa poesia para o famoso festival de música de Sanremo, do qual acabaram não participando. Em seguida, no mesmo ano, veio o single I Want to Live/Magic Mirror.

Em 1970, gravaram seu segundo álbum It's Five O' Clock no estúdio Trident na Inglaterra. Devido ao grande sucesso, fizeram uma nova turnê que não contou com Vangelis que preferiu ficar em Paris para continuar trabalhando na trilha sonora do filme Sex Power de Henri Chapier, que também contou com a participação de Demis. Foi sua primeira incursão no gênero. Para seu lugar, a banda contratou o músico de estúdio Harris Salkitis.

Em 1972, voltaram a se reunir em estúdio para gravar o derradeiro álbum da banda 666, inspirado pelo livro bíblico de Apocalipse (Revelação). O guitarrista Koulouris, que havia saído pouco antes do primeiro disco da banda, deu baixa no serviço militar e volou a se reunir com os companheiros. Só que nessa altura dos acontecimentos, a relação entre os membros do Aphrodite's Child estava se deteriorando a olhos vistos. O conceito do álbum foi bolado por Vangelis praticamente sozinho, o que teria desagradado seus colegas. Sideras e Roussos queriam que a banda seguisse um caminho mais pop, o oposto do pensamento de Vangelis, mais cerebral e tendendo ao Rock progressivo, que faria muito sucesso a partir da metade da década de 70. Assim, a banda optou por se separar.

Demis gravou seu primeiro álbum solo On the Greek Side of My Mind, onde contou com o colega Sideras na bateria. O single extraído desse álbum We Shall Dance fez um grande sucesso e ele se firmou como cantor popular, tendo uma legião de fãs (inclusive no Brasil). Pouco antes do fim do Aphrodite's Child, Demis havia cantado All is Vanity no disco de Martyn Ford The Bible Album, baseado no livro bíblico de Eclesiastes. Muito ligado ao Brasil, Demis gravou uma das mais conhecidas músicas do país, Asa Branca (de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) em inglês, que recebeu o título [óbvio] de White Wing. Mostrando que não exisitam rusgas com Vangelis, Demis trabalhou com o ex-colega em alguns de seus discos solo.

Após o trabalho no primeiro album solo de Roussos, Loukas começou a elaborar sua carreira individual gravando dois álbuns pela Polydor One Day (1972) e Pax Spray (1974). Com o fracasso desses discos, decidiu trabalhar apenas como produtor. No fim dos anos 80, formou a banda Diesel que chegou a gravar um álbum em 1995. 10 anos depois, formou a banda Los-Tres e em 2008, volotu a trabalhar individualmente, gravando o álbum Stay With Me de orientação fortememente influenciada pela World Music.

O guitarrista Anargyros "Silver" Koulouris formou com o ex-colega Vangelis a banda Earth, primeiro trabalho solo dele.

Após o fim do Aphrodite's Child, Vangelis formou a banda Earth, que contou com o ex-colega Koulouris. Depois de alguns trabalhos, ele foi cogitado como substituto de Rock Wakeman no Yes. Ele acabou recusando o convite para trabalhar com o ex-tecladista daquela banda, Patrick Moraz, que tocou posteriormente no Moody Blues . Embora não tenha ingressado naquela banda, um dos maiores nomes do Rock Progressivo, Vangelis desenvolveu um ótimo duo com o vocalista do Yes, Jon Anderson. O Jon & Vangelis fez muito sucesso nos anos 70 e 80. Um de seus maiores êxitos foi a canção Deborah, uma homenagem à filha do cantor. Além disso, Vangelis tornou-se um dos mais prolíficos compositores de música eletrônica (New Age) e de trilhas sonoras, muitas delas premiadas como Chariots of Fire (Carruagens de Fogo), 1492 - Em Busca do Paraíso e Blade Runner, o Caçador de Androides.

Para terminar, só posso desejar em grego que Ο Θεός να σας ευλογεί, όλες οι αγαπητοί αναγνώστες(Deus abençoe a todos, queridos leitores)

Fonte:
Wikipedia (em inglês porque não sei ler em grego)


Loukas Sideras, Demis Roussos e Vangelis: Crianças de Afrodite


Um comentário: