sexta-feira, 11 de março de 2011

Entre Irmãos - finale

Após um merecido descanso, os Bee Gees voltaram ao estúdio em 1981 para a gravação do álbum Living Eyes que não foi muito bem de vendas, considerando o trabalho anterior que havia vendido 50 milhões de cópias mas rendeu alguns hits como a faixa-título, He's a Liar e Paradise. Após esse percalço, os irmãos decidiram dar um tempo como banda e criaram equipes de produção. Não sem antes de escrever canções como  The Woman In You e Someone Belongin' To Someone para a trilha sonora do filme Stayin' Alive (Os Embalos de Sábado Continuam) de 1983.

A equipe de Robin e Maurice trabalhou para o desenvolvimento do segundo álbum solo do primeiro e a de Barry ficou encarregada de trabalhar com outros artistas. Nesse campo, produziram Heartbreaker para Dionne Warwick (com hits como a faixa-título e All the Love in the World), Eyes That See in the Dark para Kenny Rogers (com grandes sucessos como Islands in Stream e You and I, um notável dueto com os irmãos Gibb), Eaten Alive para Diana Ross (com o dueto entre Diana e Michael Jackson na faixa-título, Chain Reaction e Experience) e Runaway para a cantora sueca Carola Häggkvist (com os sucessos Radiate e The Runaway), o que rendeu a ela dois discos de platina em sua terra natal.

Em 1987, após seis longos anos sem gravarem juntos, a saudade bateu e os Bee Gees voltaram à toda com o álbum E.S.P. com os hits E.S.P. e You Win Again. Não foi dessa vez que conseguiram reconquistar os EUA, onde os resultados dos discos foram fracos.

Em 1988, a banda participou do famoso concerto Prince's Trust ao lado de feras como Midge Ure, Brian May e Phil Collins. Barry produziu e compôs canções com os irmãos para a trilha sonora do filme Hawks (Falcões). Nesse ano, a tragédia se abateu sobre os irmãos e a família Gibb: Andy faleceu aos 30 anos, vítima de miocardite, o que os deixou arrasados, já que seu irmãoszinho estava considerando o fato de ser o quarto Bee Gee de forma oficial.

Em 1989, gravaram o álbum One como um tributo a Andy. Fazem parte do álbum o sucesso Wish You Were Here e outras pérolas como One e Ordinary Lives. Essas faixas consolidaram, através de singles, a reconquista do público norte-americano.

Chegaram os anos 90 e os Bee Gees estavam com tudo, apesar de seu primeiro álbum da década, High Civilization (1991) ter  passado quase despercebido do público nos principais mercados fonográficos como EUA, Japão e Brasil. Veio o álbum Size Isn't Everything (1993) com o hit For Whom the Bell Tolls e por estarem impossibilitados de excursionar por causa de problemas físicos sofridos por Barry, gravaram o especial de TV Center Stage. De 1994 a 1997, os Bee Gees foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame  e compuseram bastante material que acabou sendo lançado no álbum Still Waters (1997) com o hir Alone. Em seguida veio One Night Only (1998), álbum ao vivo que foi o grande sucesso dos Bee Gees na década de 90 e que gerou uma das mais lucrativas turnês da história da banda, onde interpretavam grandes sucessos de três décadas de existência. Nessa década, compuseram Immortallity para Celine Dion e participaram da canção, que foi um grande sucesso.

No início do século XXI gravaram seu último álbum de estúdio, This Is Where I Came In (2001) que teve uma recepção fria nos EUA mas foi um grande sucesso na Ásia e na Europa. Nesse ano, foi lançada a coletãnea Their Greatest Hits: The Record que teve altas vendagens. Em 2002, resolveram entrar num novo recesso para tocar projetos paralelos. Em 2003, nova tragédia: o querido Maurice, o equilíbrio da banda morreu após uma ataque cardíaco fulminante. Aí não teve jeito, foi declarado o fim dos Bee Gees. Foram lançadas novas coletâneas: Number Ones (2004) e Love Songs (2005).

Robin Gibb continuou levando o legado da banda em suas apresentações ao vivo e já visitou o Brasil em 2005, sendo o único membro da banda a fazer isso. Embora a banda tenha inúmeros fãs brasileiros, eles nunca chegaram por aqui. Era aguardado um novo show de Robin em dezembro de 2010 mas até o fechamento deste post havia sido adiado para abril de 2011.

Barry continuou produzindo e participando em discos de artistas como Michael Jackson e Olivia Newton-John e ocasionalmente trabalhou com o irmão.

Em 2009, os dois irmãos Gibb anunciaram o retorno da banda após um lapso de oito anos, após se refazerem da perda do irmão Maurice. Foram lançadas duas coletâneas: Ultimate Bee Gees: The 50th Anniversary Collection e Mythology, compílação em quatro discos que reúne gravações inéditas da história da banda e do irmão Andy Gibb. Barry e Robin prometeram uma grande turnê mundial em comemração ao 50º aniversário da banda (que ocorreu naquele ano). Essa segunda coletânea foi adiada para 2010.

Para a grande multidão de fãs dos irmãos Gibb, até este momento em que estou terminando este post, ainda não foram divulgadas informações sobre a prometida turnê. Então o jeito é curtir o show do Robin em abril, Galera Beegeeniana (inventei isso).

Fonte:
Wikipedia (em português e inglês)

Barry e Robin: anúncio da volta dos Bee Gees
Crédito da foto:
http://www.socialmiami.com/img2007/DRI/Barry-Robin-Gibb-200x200.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário