sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Grande Poeta do Soul parte 1

Ele foi um grande cantor, um dos fundadores da gravadora Motown e o primeiro artista negro a compor temas a favor da Ecologia. No dia 1º de abril de 1984, véspera de seu aniversário, um dos grandes expoentes do Soul era assassinado, deixando-nos órfãos de seu carisma e sua bela voz. Estamos falando do grande e saudoso Marvin Gaye.

Marvin Pentz Gay Jr. nasceu no dia 2 de abril de 1939 em Washington D.C., capital dos EUA, filho do pastor evangélico Marvin Pentz Gay Sr. e da dona de casa e professora Alberta Cooper Gay. Marvin, seus pais e seus irmãos Jeanne, Zeola e Franklin viviam num bairro segregado da capital americana chamado Deanwood. Marvin Sr. atuava como pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia e tinha um rigoroso código de conduta baseado no Judaísmo Ortodoxo e Pentecostalismo, o que lhe atribuía um perfil violento. O pai de Marvin ficou ainda mais violento depois que a igreja não o escolheu como bispo daquela comunidade. Marvin Jr. começou a cantar no coral da igreja aos 3 anos e aprendeu a tocar vários instrumentos. A música era a válvula de escape contra as constantes surras que levava do pai. Quando estava no ginasial, Marvin cantou num grupo chamdo The Dippers com seu melhor amigo Johnny Stewart, irmão do célebre cantor Billy Stewart, que se consagrou nos anos 60 com sua versão do clássico de George Gershwin Summertime. Depois, começou a tocar bateria num grupo local chamado DC Tones  que tinhsa como membros outro grande amigo Reese Palmer e a cantora Sondra Lattisaw (cuja filha Stacy Lattisaw tornou-se um grande nome do Soul nos anos 80). Paralelo á banda, ele fazia um bico como carregador de tacos de golfe.

Após deixar o ginásio, Marvin se alistou-se na Força Aérea Americana, onde ficou até 1957. Ele foi dispensado por alegar ter uma doença mental. Não tendo mais a obrigação militar e reencontrando Reese Palmer, velho amigo e ex-colega de DC Tones, ele passou a se dedicar exclusivamente à música ao formar com Palmer o grupo de Doo wop The Marquees, seu primeiro grupo mais regular. Além de Marvin (segundo tenor) e Reese (primeiro tenor), James Nolan (barítono) e Chester Simmons (baixo)completavam o time. Marvin resolveu adotar seu nome artístico adicionando um "e" ao seu sobrenome, inspirado pelo grande cantor Sam Cooke (veja bio aqui), que fez a mesma coisa [seu sobrenome era Cook]. Ainda em 1957, o grupo gravou seu primeiro single Wyatt Earp (lado B Hey Little Schoolgirl). Depois, ainda fariam apoio ao cantor Billy Stewart em seu single Billy's Heartache (lado B Baby You're My Only Love).

Em 1958, o grupo foi descoberto pelo grande Bo Diddley numa apresentação num clube da capital e foi convidado a fazer apoio em seu single I'm Sorry (The Marquees não participaram da música do lado B, Oh Yeah). Foi nesse momento que os Marquees conheceram Harvey Fuqua, líder do famoso grupo de Doo wop The Moonglows. Fuqua recrutou-os para uma nova formação de sua consagrada banda, trocando assim seu nome por The New Moonglows, onde Marvin atuava como baterista. O grupo passou a atuar como apoio a grandes nomes da lendária gravadora Chess Records como Chuck Berry e Etta James. Harvey e Marvin tornaram-se grandes amigos, sendo que o líder dos Moonglows tornou-se produtor e empresário do cantor nas décadas seguintes. O single lançado pelo grupo, Twelve Months of Year fez um certo sucesso. Ali, Marvin fazia um monólogo falado num trecho da música. Em 1959, Marvin fez sua estréia como vocalista principal do grupo ao cantar Mama Loochie. O single fez sucesso em Detroit. Nessa época, Marvin e seus colegas foram presos por porte de uma pequena quantidade de maconha.

Em 1960, Harvey decidiu dissolver a banda mas manteve Marvin consigo, ao mesmo tempo em que conheceu Gwen Gordy com quem começou a desenvolver uma relação amorosa e profissional. Depois de se casarem, Harvey e Gwen fundaram dois selos: Harvey Records e Tri-Fi Records. Marvin assinou com o casal e começou a trabalhar com eles junto com alguns cantores iniciantes como David Ruffin (futuro vocalista dos Temptations) e Junior Walker (cuja banda The All-Stars faria muito sucesso na década de 60). Marvin tocou bateria no primeiro grande hit da Tri-Fi, o single That's What a Girl Are Made For (lado B Hebbie Jeebie) do grupo The Spinners (que se consagraria nos anos 70). foi mais ou menos nessa época, que Marvin conheceu Berry Gordy, fundador da lendária Motown.

Continua no próximo post

Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.allmovie.com/artist/11:hifrxqe5ldke
http://www.marvingayepage.net/
http://www.history-of-rock.com/marvin_gaye.htm


Marvin Gaye e The Marquees: início de carreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário