quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os Esquisitos Kinks - parte 1

Eles foram uma das principais bandas de Rock dos anos 60 e um dos grandes nomes da Segunda Onda. Formado em seu núcleo pelo polêmico Ray Davies e seu irmão Dave Davies, The Kinks escreveram uma importante página da História do Rock.

Os irmãos Ray (nascido Raymond Douglas Davies no dia 21 de junho de 1944) e Dave (nascido David Russell Gordon Davies no dia 3 de fevereiro de 1947), ambos nascidos e criados em Londres, Inglaterra tocavam, respectivamente, guitarra rítmica e líder, tendo tido sua primeira banda em 1959, fase final do fenômeno do Skiffle.

Por volta de 1961, eles formaram com o baixista e colega de escola Pete Quaife (nascido Peter Alexander Greenlaw Quaife em 31 de dezembro de 1943) o núcleo de uma banda chamada Ray Davies Quartet, que contava ainda com o baterista John Start. Durante um curto período, a banda contou com uma série de vocalistas, entre os quais Rod Stewart que tocou com a banda pelo menos uma vez no início de 1962 e acabou formando uma banda chamada Rod Stewarts & The Moonkrakers que rivalizava no bairro com o Ray Davies Quartet.

Sem que a banda desse um retorno, Ray começou a estudar na Hornsey College of Art, fazendo parte da banda profissional de jazz baseada no Soho chamada Dave Hunt Band, onde adquiriu experiência como guitarrista. Aí bateu uma saudade da velha turma e ele voltou ao velho subúrbio e formou com o irmão Dave e o amigo Pete uma nova banda que teve diversos nomes como Peter Quaife Band, The Bo-Weevils, The Ramrods até chegarem ao nome The Ravens.

Em 1963, sendo uma banda inexperiente, eles contrataram os préstimos dos empresários Grenville Collins e Robert Wace, time acrescido no final do ano pelo cantor e empresário Larry Page. O produtor americano Shel Talmy e o promotor de shows dos Beatles Arthur Howes também estavam no staff procurando gravadoras e fechando shows para The Ravens, que fazia um estilo mais focado nos Fab 4 de Liverpool. Após negativas de várias gravadoras, Talmy conseguiu um contrato com a Pye Records. Nesse curto período de tempo, o baterista Mickey Millet tocou com eles e saiu tão logo o contrato com a Pye foi assinado. Para seu lugar, a banda fechou com Mick Avory (nascido Michael Charles Avory no dia 15 de fevereiro de 1944 em Surrey, Inglaterra), após verem seu anúncio na Melody Maker procurando uma banda. Avory tinha uma formação mais ligada ao Jazz e Blues e havia tocado numa jam com os então inexperientes Rolling Stones.

Em 1964, Os irmãos Davies e o amigo Pete, de comum acordo com seus empresários e produtores decidiram mudar o nome da banda mais uma vez. Após inúmeras sugestões, fecharam com The Kinks, que na gíria inglesa quer dizer esquisito, pervertido. O próprio Ray Davies declarou num depoimento que ele nunca havia gostado do nome. A banda gravou em fevereiro desse ano seu primeiro single com as músicas Long Tall Sally (cover de Little Richard) tendo como lado B uma composição de Ray Davies I Took My Baby Home. O resultado foi decepcionante assim como o segundo single da banda You Still Want Me/You do Something to Me (ambas escritas por Ray), o que fez a Pye reconsiderar o contrato firmado com a banda. O que salvou a lavoura (e a relação entre a banda e a gravadora) foi o terceiro single com o bombástico clássico You Really Got Me que teve como lado B It's All Right. Além de ter sido um grande sucesso, o single se tornou o cartão de visitas da banda.

Para muitos estudiosos, You Really Got Me, com seu caráter irreverente e garageiro, foi um dos marcos iniciais do Hard Rock que se tornaria uma tendência no final da década. A música ainda foi o cerne de um dos maiores mitos recorrentes da História do Rock. Costumava-se creditar a guitarra líder ao então músico de estúdio Jimmy Page (que se tornaria célebre com The Yardbirds e Led Zeppelin), fato rebatido pelo líder dos Kinks. Page teria, de fato, trabalhado nas sessões do primeiro álbum da banda como guitarrista rítmico e negou que tivesse tocado o solo de You Really Got Me. Mas a lenda pegou e foi propagada durante décadas entre os aficcionados por Rock and Roll. O álbum de estréia, chamado simplemente Kinks (nos EUA foi chamado You Really Got Me) tinha como destaque, além do já citado clássico dois covers de Chuck Berry, Beautiful Delilah e Too Much Monkey Business e uma versão de Cadillac de Bo Didley. Foi com esse álbum que os Kinks chegaram aos EUA através do advento da Segunda Onda.

Continua no próximo post

The Kinks: um dos grandes nomes da Invasão Britânica

Nenhum comentário:

Postar um comentário