sexta-feira, 8 de abril de 2011

Casamentos Musicais: Gerry Goffin & Carole King

Continuando nossa série dentro do Biografias Musicais, vamos falar de um casal que ajudou a construir a música dos anos 60, sendo uma das melhores duplas de compositores daquela década.

Gerald "Gerry" Goffin nasceu no dia 11 de fevereiro de 1939 no bairro do Brooklyn em Nova York. Após se formar na Brooklyn Technical High School, ele se alistou na Marinha dos EUA. Em 1958, quando tinha 19 anos, começou a adquirir o gosto para escrever letras de músicas. Após um ano estudando na Academia Naval, ele desistiu da carreira militar e começou a estudar Química no Colégio Queens, onde ele conheceu o cantor Neil Sedaka e sua namorada Carole King. Junto com o jovem Paul Simon, os três formavam uma confraria de compositores.

Carole King, nascida Carol Klein no dia 9 de fevereiro de 1942 em Manhattan, Nova York. De família judaica, Carol aprendeu a tocar piano e tinha o sonho de se tornar uma grande artista, inclusive adicionando um "e" a seu nome e criando um novo sobrenome, para evitar conflito com os pais. Consultou a lista telefônica e gostou de "King". Começou a estudar na James Madison High School, onde formou um quarteto vocal. Quando ela foi para o Colégio Queens conheceu o jovem Neil Sedaka e os dois começaram a namorar. Neil já tinha uma certa fama como cantor e compositor e escreveu uma música dedicada à namorada, Oh Carol! que fez muito sucesso. Em resposta, ela escreveu Oh Neil!, um hit menor.

Carole e Gerry formaram uma parceria musical que culminaria com seu casamento em setembro de 1960. Foi nesse ano que eles conheceram o lendário produtor Don Kirchner que gostou da dupla e os contratou para trabalhar no lendário Brill Building, o prédio dos compositores. Um dos primeiros sucessos da lavra da dupla foi Will You Love Me Tomorrow, para The Shirelles (veja bio aqui). Essa canção seria regravada no anos posteriores por artistas como Dusty Springfield, Four Seasons, Jackie DeShannon, Bee Gees e a própria Carole King, para ficarmos nas mais famosas. Tiveram duas filhas: Louise e Sherry.

Em 1961, escreveram para Bobby Vee as músicas Take Good Care of My Baby (regravada por Dion & The Belmonts e  Bobby Vinton; os Beatles a interpretaram em seu teste na Decca Records) e Walkin' with My Angel (depois regravada pelos Herman's Hermits). Compuseram ainda Some Kind of Wonderful para The Drifters (regravada por Marvin Gaye e Carole King), Halfway to Paradise para Tony Orlando, Every Breath I Take para Gene Pitney e Don't Ever Change para The Crickets.

Em 1962, descobriram que a babá de suas meninas,  Eva Narcissus Boyd tinha talento musical e compuseram para ela, que começou a ser conhecida como Little Eva, o mega-hit The Locomotion (gravado depois por Grand Funk Railroad, entre outros) e o lado B Keep Your Hands off My Baby (que os Beatles tocaram em seus programas na BBC). Escreveram também Chains para o grupo The Cookies (que apareceu no primeiro álbum dos Beatles Please Please Me de 1963), He Hit Me (It Felt Like a Kiss) para The Crystals, Go Away Little Girl para Steve Lawrence (depois regravada por The Tams e The Happennings), Point Of No Return para Gene McDaniels, It Might As Well Rain Until September para Bobby Vee e para fechar a lista, um dos grandes clássicos dos Everly Brothers Crying in the Rain.

Em 1963, vieram Don't Say Nothin' Bad (About My Baby) para The Cookies, Old Smokey Locomotion para Little Eva, I Can't Stay Mad At You para Skeeter Davis, Hey Girl para Freddie Scott (regravada por Donny Osmond, Ray Charles e Billy Joel), e os clássicos One Fine Day para The Chiffoons e Upon the Roof para The Drifters.

Em 1964, escreveram I Can't Hear You no More para Betty Everett, I'm Into Something Good para Earl-Jean McRea (das Cookies), música que fez muito sucesso com Herman's Hermits; outra composição da lavra da dupla foi o clássico de Maxine Brown Oh No Not My Baby (regravada por Aretha Franklin, Manfred Mann e Rod Stewart). Eles eram tão queridos pelos artistas britânicos que os Beatles, quando de sua primeira visita aos EUA fizeram questão de visitar o Brill Building e conhecer o casal.

A partir de 1965, o rítmo de composições do casal começou a diminuir. Nesse ano, apenas uma composição deles foi gravada, Don't Forget About Me, para Barbara Lewis, que ficou muito longe do Top 50. Em 1966, escreveram Don't Bring me Down para The Animals, Goin' Back para Dusty Springfield (que foi mais bem sucedida com The Byrds) e I Can't Make it Alone para P.J. Proby (regravada por Dusty Springfield). Em 1967, escreveram dois clássicos: Pleasant Valley Sunday para The Monkees e You Make me Feel (Like a Natural Woman) para Aretha Franklin (música regravada por Laura Nyro e Rod Stewart). Nesse ano, Carole já começava a compor sem Gerry. Em 1968, Gerry e Carole decidiram se divorciar mas mantiveram a parceria. Escreveram Porpoise Song para The Monkees (tema do filme Head) e Wasn't Born to Follow para The Byrds. Carole começou a atuar como cantora e Gerry começou a colaborar com outros compositores como Barry Mann (Something Better para Marianne Faithful), Russ Titelman (o clássico Yes I Will gravado por Monkees e Hollies), Barry Goldberg (It's Not the Spotlight para Rod Stewart) e Michael Masser (So Sad the Song para Gladys Knight & The Pips).

No começo da década de 70, eles escreveram as últimas composições como dupla. Hi-De-Ho para Blood, Sweat & Tears (1970) e Smackwater Jack para Carole em seu premiado álbum solo Tapestry (1971). Nesse mesmo disco há um dos maiores hits de Carole King sem Gerry Goffin, It's Too Late (coautoria de Tony Stern). Outro grande sucesso dela como compositora  é You Got a Friend para James Taylor,  também gravada por Dusty Sprongfield e pela própia Carol posteriormente.

Se por um lado Carole teve um grande êxito em sua carreira solo como cantora, gravando muitos discos e frequentando às vezes as paradas de sucesso, Gerry Goffin fez ótimos trabalhos de comsposição e produção. Até hoje, ele só gravou dois discos como artista individual: It Ain't Exactly Entertainment (1973) e Back Room Blood (1995). As duas filhas do casal tornaram-se cantoras e compositoras, seguindo o exemplo dos pais.

Em 1990, eles foram introduzidos como dupla no Rock and Roll Hall of Fame e até hoje são reverenciados como uma das mais talenrosas duplas de compositores de todos os tempos.

Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.history-of-rock.com/carole_king_and_gerry_goffin.htm
Carole King e Gerry Goffin: parceiros musicais

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