quinta-feira, 14 de abril de 2011

Os Esquisitos Kinks - parte 2

Em 1964, com o advento da Segunda Onda ou Invasão Britânica, os Kinks também participaram da "conquista da América" capitaneada pelos Beatles e Rolling Stones. O quarto single da banda All Day and All of the Night, outro clássico da banda que tinha como lado B I Gotta Move continuou mantendo os Kinks na crista da onda, participando de inúmeros programas televisivos como Ready Steady Go!.

No início de 1965, fizeram uma turnê pela Austrália e Nova Zelândia junto com o Manfred Mann e The Honeycombs. De volta à Inglaterra, gravaram o segundo álbum Kinks-Size que também foi muito bem comercialmente e desfilou no alto das paradas britânicas e americanas. Ali se destacam o clássico kinkiano Tired of Waiting for You (que foi lançado como single, tendo como lado B Come on Now e alcançando ótimas colocações nas paradas) e um cover de Louie Louie, um clássico de Richard Berry & The Pharoahs (que foi um grande sucesso com The Kingsmen) e a já citada All Day and All of the Night. Num show que faziam na Inglaterra, houve um desentendimento sério entre Dave e Mick que começarama discutir e o guitarrista chutou o kit da bateria de Avory que respondeu batendo um prato em sua cabeça. Ao ver o colega desacordado, tamanha foi a violência do golpe, Avory achou que o havia matado. Quando a polícia chegou, para evitar maiores complicações, o baterista e a banda disseram que aquilo fazia parte do Stage Act da banda. A verdade é que o entrevero foi sério pois o guitarrista levou uns 17 pontos na cabeça.

Veio a turnê asiática da banda e o lançamento do terceiro álbum Kinda Kinks que tinha as músicas Got My Feet on the Ground (dos irmãos Davies) e o clássico de Martha & The Vandellas Dancing in the Streets. Só que a banda detestou o resultado final, alterando o disco quando de seu lançamento nos EUA. Na versão americana tinha os clássicos da banda Everybody's Gonna Be Happy (que também foi um bem sucedido single com Who'll Be the Next on the Line como lado B) e Set me Free (outro single com I Need You de lado B).

O álbum Kinkdom foi lançado apenas nos EUA (é o único da discografia da banda exclsivamente lançado lá) por conta da insatisfação d banda com a versão britânica do álbum anterior (a Inglaterra só foi lançado o EP Kwiet Kinks). Os destaques são A Well Respect Man e o flerte com a música indiana de See my Friends, num ano em que os Beatles (com Norwegian Wood), os Rolling Stones (com Paint It Black) e os Yardbirds (Heart Full of Soul) também aderiram à tendência. Depois de alguns problemas com membros da banda (Ray Davies esteve a ponto de ficar com estafa e Pete Quaife sofreu um acidente de carro), o terceiro álbum britânico da banda, também lançado em 1965 foi Kinks Kontroversy com as músicas I'm on a Island, Till the End of the Day e o clássico do Rockabilly com arranjo dos Kinks Milk Cow Blues (já interpretado por Eddie Cochran). Nesse disco, o tarimbado pianista Nicky Hopkins (qua já havia tocado em sessões com Rolling Stones e Jeff Beck) fazia as vezes de 5º membro da banda

Em 1966, a banda lançou seu quarto álbum Face to Face com destaque paras músicas Too Much on My Mind e o clássico Sunny Afternoon, do qual foi extraído um singel bem sucedido (com I'm not Like Everybody Else de lado B) que teve como proeza desbancar o classico dos Beatles Paperback Writer das paradas britânicas (para saber sobre a música, clique aqui). Nesse ano, eles tocaram num especial da rádio BBC (que acabou gerando o álbum The Kinks Live at BBC) e lançaram o single Dead End Street/Big Black Smoke, sendoi a primeira um clássico muito irreverente da banda.

Em 1967,iniciou-se o chamado período dourado da banda com a gravação do álbum Something Else by The Kinks que apresenta seu clássico Waterloo Sunset (também lançada como single, tendo por lado B a música Act Nice and Gentle [na versão britânica]). Como a grande maioria das bandas nos dois lados do Atlântico, os Kinks começaram a trabalhar com músicas mais conceituais ao invés de coisas pop que os caracterizavam até o ano anterior. Além da já citada Waterloo Sunset, o álbum tem ótimas músicas como Death of a Clown (que foi lançada nos EUA como um single solo de Dave Davies), Tin Soldier Man e Lazy Old Sun. O álbum tem a presença de Nicky Hopkins e a esposa de Ray Rasa Davies nos backing vocals. É desse ano o clássico dos Kinks Autumn Almanac (com Mr. Pleasant como lado B).

Continua no próximo post


The Kinks: desbancando os Beatles das paradas


Nenhum comentário:

Postar um comentário