domingo, 3 de abril de 2011

O Grande Poeta do Soul parte 2

Em 1961, Marvin Gaye trabalhava com o amigo Harvey Fuqua e sua esposa Gwen Gordy em seus selos Harvey Music e Tri-Phi Records quando conheceu o cunhado de Harvey, Berry Gordy que naquele momento estava fundando uma gravadora que revolucionaria a música negra nos anos 60. As histórias sobre o encontro entre os dois tem muitas versões. Numa delas, Gordy teria conhecido Marvin quando os New Moonglows faziam um show numa casa noturna. Berry teria ficado impressionado com a performance de Marvin e feito o convite para fazer parte de sua futura gravadora. Noutra, Marvin teria se convidado a Gordy para cantar na festa de Natal da Motown e durante uma performance ao piano e voz do clássico do Doo wop Mr. Sandman, chamou a atenção de Berry. Houve uma negociação do "passe" de Marvin junto a harvey que teria pedido 50% da porcentagem de ganhos de Gaye. Um ano depois, as gravadoras de Fuqua e Gwen foram absorvidas pela Motown e todos se tronaram sócios.

Nesse seu início na gravadora, Marvin atuava mais nos bastidores, compondo, produzindo e tocando (principalmente bateria) em músicas dos artistas da casa como The Marvellettes (os clássicos Please Mr.Postman, Beechwood 4-5789 e Playboy), o jovem Stevie Wonder (Fingertips), Martha & The Vandellas (Dancing in the Street, uma composição de Marvin), The Supremes e The Contours. Ao  trabalhar como baterista da banda de apoio do grupo The Miracles, tornou-se grande amigo do vocalista Smokey Robinson, com quem fez algumas parcerias ao longo da carreira. O primeiro álbum de Marvin pela Motown foi Soulful Moods of Marvin Gaye, misturando jazz com R & B.

Em 1962, Marvin começou um relacionamento com Anna Gordy, irmã do big boss da Motown, com que se casou em 1964. Marvin continuava seu trabalho nos bastidores e gravou seu segundo álbum That Stubborn Kind of Fellow, cuja canção Stubborn Kind of Fellow se tornou um clássico do cantor. O álbum tem outros dois clássicos\; Hitchchike e Pride and Joy. Essa segunda música foi um grande hit no ano seguinte, chegando aos primeiros lugares das paradas. Ainda nesse ano, começou a excursionar com as estrelas da gravadora no show Motortown Revue.

Em 1963, veio seu primeiro álbum ao vivo Marvin Gaye Recorded Live on Stage. Seu single Can I Get a Witness/I'm Crazy 'bout My Baby ficou no Top 40 mas foi reposnável em apresentar Marvin a uma leva de grandes nomes do Rock and Roll na Inglaterra, entre os quais Beatles, Rolling Stones (que gravaram um cover da música) e Rod Stewart, entre outros. Marvi se tornou referência entre produtores, entre os quais Phil Spector.

Em 1964, gravou o álbum When I'm Alone and Cry e vários singles como You're a Wonderful One, Try It Baby, Baby Don't You Do It e How Seet It is (To Be Loved By You), que chegou ao segundo lugar nas paradas e What Good Am I Without You, um dueto com Kim Weston. Fez aparição em inúmeros programas de TV, entre eles o T.A.M.I. Show. Veio seu casamento com Anna, sua consagração como um dos grandes nomes da Motown. Nesse ano gravou ainda o álbum Hello Broadway onde ele canta vários standards de musicais, entre os quais Hello Dolly e What Kind of Fool Am I. Nesse ano, Marvin começou a gravar seus famosos discos de duetos com grandes nomes femininos da Motown. Para inaugurar a série, ele fez dueto com Mary Wells no álbum Together. Os Beatles quando fizeram sua primeira viagem aos EUA mostraram o quanto eram fãs de Marvin. Quando o DJ Murray The K perguntou que música eles querem ouvir, Pride and Joy foi a resposta de Paul McCartney, um fã incondicional da verve romântica do cantor. De volta á Inglaterra, Lennon & McCartney compuseram You Can't do That, uma música que emulava Hitchhike de Marvin.

Em 1965, foi gravado o álbum How Seet It is To Be Loved By You, homônimo do single de sucesso lançado no ano anterior. Os singles lançados em 1964 também figuram no disco. Desse ano também e o álbum Tribute to the Great Nat King Cole, onde canta grandes pérolas desse grande cantor, uma das mais belas vozes de todos os tempos. Algumas músicas: Mona Lisa, Too Young e Unforgetable.

Continua no próximo post


Wikipedia (em inglês)

73992292,  /Michael Ochs Archives
Marvin Gaye cantando com Martha & The Vandellas (1962)
Foto: Getty Images



Nenhum comentário:

Postar um comentário