quinta-feira, 7 de abril de 2011

The Beatles Saga: o início dos Quarrymen

John decidiu formar sua banda de Skiffle e o violão que a mãe lhe comprara naquele ano de 1956 era o passaporte para levar a cabo seus planos. John e o vizinho Eric Ronald Griffiths (nascido no dia 31 de outubro de 1940 em Denbigh, North Wales) começaram a ter noções de violão com Julia Stanley, mãe de John. Só que o que ela ensinava eram acordes de banjo. As primeiras músicas que a dupla aprendeu a tocar foram Maggie Mae (tradicional) e That'll Be The Day de Buddy Holly de quem John era fã incondicional.

Os dois frequentavam a mesma escola, Quarry Bank High School, junto com o amigo de infância de John Peter (Pete) Shotton (nascido em Liverpool em 4 de agosto de 1941). Eles formavam uma gangue, se é que podemos chamar assim, liderada por Lennon. Eles não eram delinquentes juvenis mas eram a típica "turma do fundão" que aprontava com alguns alunos, puxavam o cabelos das meninas, enfim tudo o que estudantes de 15 ou 16 anos faziam. John era míope mas se recusava a usar óculos, temendo ser vítima dos valentões da escola por ter visual de nerd. Sua pose intimista e o olhar desafiador (graças à miopia) faziam com que sempre evitasse ser achincalhado por outros e se impor como líder do grupo. Estava tudo certo sbre suas funções na banda: Eric e John seriam os guitarristas e Pete ficou na tábua de lavar, já que não sabia tocar nenhum instrumento e a mãe concordou em lhe emprestar o apetrecho. Perto do fim daquele ano, Rod Davis (banjo) foi chamado por Eric e Pete convidou outro colega de escola, Bill Smith (baixo de caixa de chá), fechando a formação da banda, que foi batizada por John como The Blackjacks, por causa das jaquetas pretas de teddy boys que o grupo usava.

Em janeiro de 1957, descobriu-se que já tinha na vizinhança uma banda chamada Blackjacks e então tiveram que mudar de nome. Foi quando John e Pete tiveram a ideia de usar The Quarrymen, um trocadilho com a palavra "quarry men" (algo como pedreiros), usando uma estrofe do hino da escola que dizia Quarrymen, old before our birth (os homens de Quarry são velhos antes de seu nascimento). Tudo isso aliado ao fato de que todos eram alunos de Quarry Bank fez com que o novo nome fosse aceito.

Logo nos primeiros meses de vida, a banda teve uma baixa: Bill Smith havia tocado em uns dois shows e nunca estava presente nos ensaios. Resultado: foi limado da banda, levando seu baixo improvisado consigo. Para seu lugar, John chamou um de seus melhores colegas da Quarry Bank, Len Garry. John e Pete conversaram com os pais de Bill Smith e eles concordaram em ceder o instrumento do filho à banda. Em contato com Colin Hanton, um outro colega de Quarry, Eric ficou sabendo que ele havia adquirido um kit de bateria e prontamente o convidou para o grupo. Assim, naquele momento, os Quarrymen estavam completos. Como Len Garry não poderia dispor de tempo integral para atuar na banda, John arrumou dois amigos que poderiam quebrar um galho no baixo de caixa de chá. Eram eles Ivan Vaughan e Nigel Whalley. Este último, além de tocar de vez em quando, fazia as vezes de empresário da banda por ser muito bom de papo. Assim, os Quarrymen foram levando sua vida. Em julho de 1957 aconteceu um encontro que mudaria os rumos da história da música. Mas isso fica para um futuro post.

Fonte:
Wikipedia (em inglês)

Uma das primeiras fotos dos Quarrymen
(Da esq. p/ dir. Colin, Eric, John, Len, Pete e Rod)

Nenhum comentário:

Postar um comentário