segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Grande Poeta do Soul parte 3

Em 1966, Marvin Gaye já era um nome consagrado no Soul e muitos artistas britânicos o consideravam uma influência em suas carreiras. Gravou o álbum Moods of Marvin Gaye que, entre outras múscas, contém dois clássicos dele: I'll Be Doggone e Ain't That Peculiar (uma parceria com Smokey Robinson). Gravou nesse ano também seu segundo álbum de duetos, Take Two com a cantora Kim Weston, cuja música It Takes Two se tornou um clássico da Motown.

Em 1967, Marvin realizou seu melhor dueto com a cantora veterana Tammi Terrell, que já havia trabalhado com James Brown. Marvin e Tammi tinham uma química nunca vista antes em parcerias entre homens e mulheres, o que gerou algumas fofocoas no meio musical de que os dois estivessem tendo um caso. Ambos negaram todos os boatos emergentes, dizendo que sua relação era fraterna. Marvin era muito bem casado com Anna Gordy e Tammi estava firme no seu namoro com o vocalista dos Temptations David Ruffin'. Pode-se dizer que o "casal 20" da Motown emplacou 3 álbuns nos anos seguintes. O primeiro foi United, com o super-clássico do Soul Ain't No Mountain High Enough, uma composição de Ashford & Simpson. Além dessa música, considerada o carro-chefe do disco, ainda há outra composição de Asford & Simpson Your Precious Love e uma versão de Something Stupid, música que foi sucesso com Frank Sinatra e sua filha Nancy Sinatra e aqui no Brasil, como Coisinha Estúpida de Leno & Lilian.

Em 1968, Marvin e Tammi repetiram a parceria e gravaram o álbum You're All I Need com destaque para Ain't Nothing Like the Real Thing e You're All I Need To Get By, ambas de Ashford & Simpson, entre outras. Numa apresentação da dupla, Tammi desmaiou nos braços de Marvin, o que preocupou a produção. Pouco depois, constatou-se que a cantora tinha um tumor malígno e teve que fazer uma cirurgia para retirá-lo. Paralelo ao trabalho com Tammi, Marvin gravou um disco solo I Heard It Through the Grapevine, cuja canção título havia sido gravada por Gladys Knight & The Pips alguns meses antes. Esse é um dos grandes clássicos do Soul e do Rock and Roll (sua versão com Creedence Clearwater Revival fez um grande sucesso). Aquelas deliciosas harmonias da versão de Gaye foram gravadas pelo grupo feminino The Andantes, que já trabalhava com o cantor desde seu primeiro disco pela Motown. Outro destaque do disco é o clássico Some Kind of Wonderful de Goffin & King.

Em 1969, veio o derradeiro álbum de Marvin e Tammi, Easy com quase todas as músicas compostas por Ashford & Simpson, com destaque para The Onion Song e Good Lovin' Ain't Easy to Come By. Há também versões para clássicos do Soul como I'm Your Puppet (original de James & Bobby Purify) e Baby I Need Your Lovin' (The Fout Tops). Tammi ainda estava adoentada e participou de algumas sessões do álbum. Em muitas delas, Valerie Simpson  (coautora das músicas do álbum) ajudou Marvin nas partes das harmonias vocais. As partes solo foram gravadas pela própria Tammi em sessões antes do agravamento de seu estado de saúde. Nesse ano, Marvin também gravou uma coletânea chamado Marvin gaye and His  Girls, apresentando duetos variados com cantoras do cast da Motown como a própria Tammi, Valerie Simpson, Mary Wells e Kim Weston (as duas últimas haviam gravado os duetos anteriores). Ao mesmo tempo dessa compilação, Marvin gravou o álbum M.P.G. (as iniciais de seu nome de bastismo), investindo no Soul Psicodélico, uma tendência na época. Destaque para as músicas Too Busy Thinking About My Baby (original dos Temptations), That's the Way Love is (Isley Brothers)e sua versão para o clássico dos Drifters This Magic Moment.

Em 1970, gravou o álbum That's the Way Love is (repetindo o título de uma canção do álbum anterior) que tem como destaque a versão de Marvin para o clássico dos Beatles Yesterday (uma das mais belas versões da música), o grande clássico Abraham, Martin and John (homenagem a dois presidentes americanos, Abraham Lincoln e John F. Kennedy e o grande líder Martin Luther King, todos assassinados), o carro-chefe do disco Gonna Give Her All the Love I've Got (original de Jimmy Ruffin') e Groovin' (original dos Rascals). Em março daquele ano, a tragédia: a querida parceira, amiga e irmã, Tammi Terrell faleceu aos 24 anos de idade apenas. Marvin, que já estava em depressão por causa da doença, ficou devastado com a morte de Tammi.

continua no próximo post

Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.history-of-rock.com/marvin_gaye.htm

84889158, Redferns /Redferns
Marvin & Tammi: um dos mais belos dueto do Soul
Foto: Getty Images



Nenhum comentário:

Postar um comentário