terça-feira, 12 de abril de 2011

Stuart Sutcliffe, o Beatle Perdido - finale

Em julho de 1960, Allan Williams havia conseguido um teste para a banda com o produtor Larry Parnes, que estava em Liverpool procurando uma banda para dar apoio ao cantor Billy Fury, um do muitos clones britânicos de Elvis Presley. Os Silver Beatles não conseguriam passar no teste porque Parnes não teria gostado do baixista, chamando-o de farsante. Mas impressionado com o jeito que seus colegas o defenderam, arrumaram-lhe um show como banda de apoio do cantor Johnny Gentle numa turnê à Escócia. Pouco depois, acrescidos do baterista Pete Best, eles chegaram a Hamburgo, Alemanha para uma série de shows em bares como Indra Club e Der Kaiserkeller.

Em sua estada em Hamburgo, os Beatles conseguiram uma certa fama pela performance sempre energética da banda e pelas imitações de Hitler que John fazia.  Stu era chamado de "James Dean de Liverpool" pelo seu estilo meio beatnik que lembrava aquele ícone do cinema dos EUA. Seu spotlight nos shows era cantar o clássico de Elvis Presley Love Me Tender. Foi nessa rotina de shows noturnos no cavern Club que Stu e os Beatles conheceram Klaus Voormann, um artista plástico que trabalhava na elaboração de capas de discos. Voormann havia se tronado um fã dos Silver Beatles e num dos shows apresentou aos amigos sua namorada, a fotógrafa Astrid Kirchherr (1938). Stu se apaixonou à primeira vista por aquele seu anjo alemão e a recíproca era verdadeira. Astrid fez amizade com os Beatles, sobretudo Stu, e é considerada a fotógrafa que registrou para posteridade essa fase da banda. Ela também revolucionou o corte de cabelo da banda que deixou os topetes com gomalina em favor do penteado chamado Hamlet que se tornou a marca registrada dos Beatles. A convivência com Klaus e Astrid fez com que Stu e os Beatles fizessem amizade com os aficcionados do Existencialismo (chamados simplesmente "exis"), corrente filosófica que teve como representantes os pensadores franceses Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Albert Camus. A paixão que Stu tinha por Astrid e vice versa acabou explodindo e os dois começaram um relacionamento firme.

Em dezembro de 1960, George (por ser menor de idade), Paul e Pete (por envolvimento num incêndio)foram deportados de volta para a Inglaterra, seguidos por John e aquela primeira iagem a Hamburgo terminou de forma turbulanta. Stu havia ficado um pouco mais com sua amada e acabou tendo que voltar a Liverpool.

Em 1961, os Beatles começaram a a granjear a admiração dos jovens liverpudlianos e logo eles acabaram se tornando uma das melhores bandas da cidade. Foi mais ou menos nessa época que ele e John se envolveram numa briga feia e Stu levou golpes e chutes na cabeça. A oportunidade de matar as saudades  sua amada Astrid veio quando os Beatles resolveram retornar à Alemanha para uma série de shows no Top Ten Club de Hamburgo e para uma sessão de gravação com o cantor inglês Tony Sheridan pela gravadora Polydor. Nessa oportunidade, Stu mandou a banda às favas e só queria ficar com seu grande amor. Ele acabou não participando dessa histórica gravação. Em julho, Stu decidiu deixar os Beatles para se dedicar á pintura, sua grande paixão. Ele havia começado a estudar na Inglaterra com o hoje renomado pintor escocês Eduardo Paolozzi (1924-2005). Stu se espcializou na Escola de Arte de Hamburgo com a tutela do mestre Paolozzi. Ele seguia o estilo abstrato de mestres como John Hoyland e Nicolas de Stäel (durante a turnê na Escócia com os Beatles, ele usava o codinome Stu de Stäel). Stu se casou com Astrid.

Em 1962, trabalhando incessantemente com suas criações artísticas, Stu começou a reclamar de fortes dores de cabeça. Embora Astrid recomendasse ao amado que procurasse ajuda médica, ele sempre se recusava. Certo dia, desmaiou enquanto estava trabalhando. Voltou à Inglaterra para fazer exames mas acabou voltando achando que não tinha nada, só cansaço. No fim de março de 1962, veio uma boa notícia: em alguns dias, ele veria os velhos colegas de banda pois os Beatles iriam tocar em Hamburgo. Infelizmente, no dia 10 de abril daquele ano, Stu teve um colapso fatal e morreu enquanto a ambulância o levava ao hospital. A  causa da morte foi hemorragia cerebral, talvez ocasionada pelos golpes que recebera na cabeça durante a briga em Liverpool.

Sua morte causou forte comoção nos Beatles assim que chegaram para seus shows em Hamburgo e ele nunca foi esquecido por seus amigos, que o homenagearam incluindo sua figura na capa de seu revolucionário álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967). Astrid jamais se casou novamente e até hoje tem o respeito e o carinho de fãs dos Beatles por todo o mundo. Klaus Voorman acabou se tornando um exímio baixista (atuou na banda britânica Manfred Mann e com John em sua carreira solo) e artista plástico (pintou a capa do álbum Revolver  e da série Anthology dos Beatles).

Sua triste história ganhou vulto nos filmes The Birth of The Beatles (Beatles: Nasce um Sonho), interpretado por David Wilkinson; Backbeat (Os Cinco Rapazes de Liverpool), vivido por Stephen Dorff (o melhor) e In His life: The John Lennon History (John Lennon, o Mito), vivido por Lee Williams.

Fonte:

Wikipedia (em inglês)
http://stuartsutcliffeart.com/ (neste site há obras pintadas por ele em vida)
http://www.liverpoolmuseums.org.uk/mol/exhibitions/sutcliffe/



Stu e sua amada Astrid


Nenhum comentário:

Postar um comentário