segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Dia em que a Música Morreu: Big Bopper

E para terminar essa trilogia, vamos falar sobre o irreverente disc jockey Big Bopper. Para os brasileiros, ele era o menos conhecido dos três rockers que pereceram naquele fatídico dia 3 de fevereiro de 1959. Buddy e Ritchie são os mais lembrados. O primeiro graças à fama de seus seguidores britânicos e americanos e o segundo [isso não é necessariamente uma regra] por causa do filme La Bamba.

Jiles Perry (ou J.P.) Richardson Jr. nasceu no dia 24 de outubro de 1930 e era texano como Buddy. Ele nsceu numa pequena cidade texana chamada Sabine Pass, filho de Jiles Perry e Elise Richardson . Tinha dois irmãos mais novos, Cecil e James. Eram uma família típica do campo que se mudou para Beaumont, Texas onde J.P. iniciou os estudos em 1947. Nos seus tempos de colégio jogava futebol americano no time da escola, sempre na defesa. Tinha também uma banda chamada Johnny Lampson Combo. Mas foi no rádio que nosso heroi começou a se destacar. Ele trabalhou meio tempo na estação de rádio KTRM (hoje KZZB). Em 1949, ele trancou a matrícula para dedicar ao rádio de forma integral. Acabou conhecendo Adrianne Joy Fryou, com quem veio a se casar em 1953 e teve uma filha, Debra Joy. Na rádio, J.P. foi promovido a supervisor de anunciantes.

Ele foi convocado pelo exército americano em 1955 e passou dois anos servindo em Fort Bliss, próximo a El Paso, Texas. Após sua baixa, volaout a Beaumont onde continuou trabalhando na KTRM, onde quebou o recorde de apresentação contínua de um d.j. na estação. Ele ficou no ar durante quase 6 dias.

Com a fama de disc jockey consolidada, J.P. foi descoberto por Harold "Pappy" Daily, um produtor e empresário de música country que conseguiu para Richardson um contrato na Mercury Records. Lá J.P. gravou, em 1958,  Chantily Lace, seu acachapante hit, um verdadeiro clássico do Rock and Roll. no disco, ele usou seu apelido mais famoso: Big Bopper (algo como "Grande Batedor"). Desse sucesso vem um dos bordões mais famosos do Rock: HELLO, BAAABEEEE!!!). Isso começou a demandar inúmeras viagens pelo país para divulgar seu trabalho. J.P. também escreveu algumas canções que se tornaram grandes sucessos póstumos como Running Bear com Johnny Preston e White Lightining com George Jones. Deixou algumas dezenas de compsoições que não tiveram tanto êxito.

Em 1959, juntou-se à trupe da Winter Dance Party que já tinha como artistas principais Buddy Holly, Ritchie Vallens e Dion & The Belmonts. Aí sobreveio a tragédia que gerou esta triste trilogia. Diferente de seus companheiros que, infelizmente não deixaram prole, J.P. deixou dois filhos (a já citada Debra Joy) e Jay Perry Richardson que nasceu dois meses depois que o pai morreu. Hoje Jay Perry responde pelo nome The Big Bopper Jr. Após resolver alguns boatos acerca da morte do pai (haviam dito que Big Bopper poderia ter sido assassinado ou que poderia ter forjado a própria morte), até hoje continua levando ao mundo o legado do pai que só conheceu através de fotos e filmes.

J.P. foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1997.

Termino esta trilogia muito fezli por ter partilhado essas nobres biografias. LONG LIVE  BUDDY, RITCHIE E J.P.!  e obrigado por tudo!

Fonte: wikipedia (em inglês)

HELLOOO BAABEEE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário