terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

As Maravilhosas Marvellettes

The Marvellettes tem suas origens em 1960, quando  Dorothy Horton e Georgia Dobbins formaram em Inkster, Michigan um grupo vocal chamado The Casinyets, um trocadilho com a frase "can't sing yets" (algo como "não cantamos ainda"). Completavam o time Georgeanna Tillman, Wyanetta (Juanita) Cowert e Katherine Anderson.

No ano seguinte, elas mudaram o nome para The Marvels e participaram de um concurso amador que contemplaria os três melhores grupos com uma visita e teste de gravação de um disco na futura gravadora Motown. Apesar de terem conseguido o quarto lugar, The Marvels agradaram a comissão julgadora e foram contempladas também. Os grupos todos foram ouvidos por Berry Gordy, fundador e presidente da gravadora e William "Smokey" Robinson, um dos principais compositores. Eles gostaram de The Marvels e perguntaram se elas teriam material original. Foi marcado um segundo teste e Georgia entrou em contato com o pianista William Garrett para que ajudasse o grupo. Ele tinha umas parcas letras sem música de um blues chamado Please Mr. Postman. Ele ofereceu a co-autoria a Georgia se ela conseguisse criar uma letra no estilo de grupo feminino. Mesmo não tendo experiência em compor, a moça acabou finalizando a música. Só que o pai da moça, um pastor de igreja foi veementemente contra o fato de sua filha cantar em night clubs e aí ela teve que deixar o grupo, sendo substituída por Wanda Young. De posse da composição de Garrett e Dobbins, The Marvels se saiu bem no segundo teste da Motown e assinaram um contrato com a gravadora.

Depois de terem seu nome mudado para The Marvellettes e do sucesso do single ( o primeiro "número um" da gravadora", sendo regravado pelos Beatles e Carpenters), o grupo teve tratamento de estrela na Motown. Seu segundo single, Twitistin' Postman passou longe do Top 20 mas apesar disso, continuaram sendo um dos mais populares grupos da gravadora. Aí vieram sucessos como Playboy, Beechwood 4-5789 (cuja regravação dos Carpenters fez muito sucesso) e Someday Someway, sempre contando com grandes compositores da casa como Holland-Dozier-Holland e Marvin Gaye (que havia tocado bateria em Please Mr. Postman). No ano seguinte, o grupo sofreu uma baixa: Juanita Cowart deixou o grupo para se tratar de uma forte depressão.

Em 1964, The Marvelletes, convertidas num quarteto, começaram a enfrentar a concorrência dos Girls Groups que foram surgindo na Motown como The Velvellettes, The Supremes e The Vandellas. Além disso, havia a Segunda Onda (Invasão Britânica) e a Surf Music. A trinca Holland-Dozier-Holland ofereceu às Marvellettes sua canção  Where Dod Our Love Go. Por um desses acasos que só acontece na música, elas recusaram a composição em favor de Too Many Fish In The Sea de Norman Whitfield e Eddie Holland e o resultado não poderia ter sido outro: a canção recusada foi número 1 com The Supremes. A canção que elas escolheram não fez tão feio, chegando ao Top 25, sendo um dos clássicos da Motown. No ano seguinte, as Marvellettes perdiam mais uma das suas: Georgeanna Tillman deixou o grupo para se tratar de uma grave doença e elas foram convertidas num trio. Sabe-se que Tillman acabou se casando com Billy Gordon do grupo The Contours (outro grupo da Motown, famoso com o clássico Do You Love Me?)

Nos dois anos seguintes, o grupo sofreu com a queda de sua popularidade e seus discos não disputavam mais as paradas. Foi quando, em 1966, elas começaram uma parceria com Smokey Robinson que tirou-as do "limbo". Aí vieram as sobrenas d Top 10 do grupo: Don't Mess With Bill, The Hunter Gets Captured by the Game e When You're Young and in Love (um cover de Ruby & The Romantics. Essa foi a única canção do grupo a alcançar o Top 20 nas paradas britânicas.

A líder Gladys Horton começava a perder seu posto de vocalista principal para Wanda Young - ou sra. Bobby Rogers  [membro do grupo de Robinson, The Miracles], graças ao fato de Smokey favorecer a segunda nas gravações. Horton acabou saindo das Marvellettes para se casar e foi substituída por Anne Bogan. A fase tendo Rogers como líder do grupo contemplou alguns sucessos como You're the One, My Baby Must be a Musician, Here I Am Baby e Destination: Anywhere (da formidável dupla Ashford & Simpson).

Daí então só ladeira abaixo: começaram a haver desentendimentos entre a gravadora a a líder das Marvellettes após a pífia performance do último trabalho do grupo nas paradas de 1970. A partir daí, nunca mais o grupo apareceu de novo nos charts da Billboard e da parada americana. Elas não exisitiam mais como grupo. A Motown processou Rogers e até houve uma nova tentativa de recriar as Marvellettes, tndo Wanda como líder. Mas tudo acabou definitivamente em 1972 e foi cada qual pro seu canto.

Depois de 2 décadas, começaram aparecer Marvellettes a rodo mas sem nenhuma de suas componentes. Graças a uma lei defendida pela ex-Supreme Mary Wilson e sancionada recentemente, grupos vocais clássicos só poderiam usar seu nome original se tivessem em seu line up pelo menos um membro oficial.


Wanda Young Rogers continou aparecendo em eventos revivals, sempre cantando sucessos das Marvelettes. Vez ou outra encontra a velha colega Katherine Anderson.


Georgeanna Tillman perdeu a batalha para sua grave doença e faleceu em 1980.

Juanita Cowart voltou para sua cidade natal em 1965 e nunca mais se aventurou no show business.


Katherine Anderson acabou se aposentando após o fim definitivo das Marvellettes, casou-se, teve filhos e netos mas decidiu voltar à ativa para ajudar as comunidades pobres de sua cidade natal e hoje em dia é uma das Marvellettes mais atuantes.


Anne Bogan deixou as Marvellettes e começou a cantar em grupos gospel em sua igreja, situação que mantém até hoje.


Gladys Horton reapareceu em público para ser homenageada pela Motown e cantou com duas cantoras de apoio. Seria sua última aparição até sua morte em 26 de janeiro de 2011.
São ou não são Maravilhosas?
Fonte: wikipedia (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário