quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Thin Lizzy

Em homenagem à memória do saudoso Gary Moore, vamos iniciar o Blog falando sobre o Thin Lizzy, banda de Hard Rock da qual o guitarrista fez parte.

Num lugar turbulento como era a Irlanda dos anos 60 por conta dos conflitos entre católicos e protestantes, alguns jovens, inspirados nos Beatles e Rolling Stones formaram suas bandas de Rock. Uma das mais conhecidas era o Them, capitaneada pelo cantor Van Morrison. Nos subúrbios de Dublin, uma lenda começava a tomar forma quando Phil Lynnot, filho de mãe branca e pai negro e portanto, produto de uma minoria ignorada pela sociedade começou a tocar baixo numa banda chamada Orphanage com o amigo batera Brian Downey. Ambos haviam começado juntos em alguns conjuntos locais como The Black Eagles e Skid Row (nada a ver com a banda de Rock farofa dos anos 90). Foi quando eles encontraram em 1969 o guitarrista Eric Wrixon e o tecladista Eric Bell, egressos do já citado Them. Resolveram deixar o Orphanage para então formar outra banda tocando material próprio nos clubes e pubs dublinenses. O nome escolhido fazia referência a uma personagem de história em quadrinhos de um gibi inglês chamado The Dandy, uma robô chamada Tin Lizzy [Lizzy de Lata]. Pra carregar no sotaque irlandês, emendaram para "Thin Lizzy" [algo como Lizzy Magrela].
Em 1970, a banda gravou seu primeiro single pela EMI,  The Farmer / I Need You, que vendeu apenas 283 unidades, mas hoje em dia é ítem de colecionador. Wrixon deixou o Thin Lizzy pouco antes do lançamento do single para tocar em uma nova encarnação do Them sem Van Morrison. No fim desse ano, a banda assina com a Decca Records (aquela mesma que havia rejeitado os Beatles e fechou com os Rolling Stones) e grava seu primeiro álbum, Thin Lizzy. Eles acabam se mudando para Londres mas o LP não vai tão bem de vendas. Mesmo assim, a Decca banca Shades of a Blue Orphanage (1971), o segundo disco da banda, que como o primeiro tinha estórias do cotidiano de Dublin como tema central. Mesmo não vendendo bem, a Decca continuou acreditando na banda que em 1972 sai em turnê com o Slade e Suzy Quatro. Nesse mesmo ano, a banda gravou um de seus primeiros sucessos, uma versão de uma canção tradicional irlandesa chamada Whiskey In The Jar que acabou sendo lançada em single. Resultado: sucesso absoluto na Irlanda e Top 6 nas paradas inglesas. Como resultado, participaram do famoso programa de TV britânico Top Of The Pops. Tudo o que o Thin Lizzy lançou na Irlanda alcançou os primeiros lugares da parada local, mas o resto das ilhas britânicas continuava indiferente.
O terceiro álbum Vagabonds of the Western World (1973) mostrou ser outro fracasso comercial. Nesse ínterim, a banda sofre uma baixa: o guitarrista Eric Bell deixa o Thin Lizzy na véspera de Ano Novo, alegando doença e desilusão com a indústria fonográfica. Para seu lugar, foi recrutado Gary Moore, que havia tocado com Lynnot no Skid Row. Ele terminou os compromissos assumidos pela banda na época. Moore não ficou muito tempo na banda e só participou em 3 canções do quarto álbum Nightlife (1974). Após alguns entreveros e o fim do contrato com a Decca, Downey pensou em jogar tudo pro alto mas o convincente Phil consegiu fazê-lo mudar de ideia. Na procura de um substituto, Lynnot  e Downey, únicos remanescentes da formação original, fecharam com dois guitarristas, Brian Robertson e Scott Gorham que vieram contribuir para melhorar mais o som da banda.
Em 1975, gravaram o álbum Jailbreak, com destaque para The Boys Are Back In Town, que se tornou posteriormente um clássico da banda (dizem que o Black Sabbath "chupou" a levada dela para sua canção Never Say Die). Fizeram sua primeira turnê americana junto com o Bachman-Turner Overdrive e Bob Seger.
Em 1976, alguns fatos turbulentos marcaram a banda. Lynnot ficou com hepatite e a turê teve que ser cancelada. Quase no fim do ano foi a vez de Robertson sofrer um acidente que quase inutilizou sua mão e ele foi substituído pelo sempre prestimoso Gary Moore. No ano seguinte, a banda gravou o álbum Bad Reputation, onde Scott Gorham teve que gravar as duas guitarras do disco pois Robertson ainda recuperava do problema na mão. O baixista e o guitarrista começarama se estranhar e a gota d'água foi o desentendimento quanto à produção do álbum ao vivo Live and Dangerous (1978). Robertson acabou saindo da banda e Gary Moore veio  a substituí-lo em tempo integral. Downey não pôde excursionar com a banda, pois o filho estava doente. Sendo assim, ele foi substituído por  Mark Nausseef. O batera do Thin Lizzy voltou para as sessões do álbum Black Rose: A Rock Legend. A essa altura os problemas com drogas envolvendo, principalmente, Lynnot e Gorham começaram a ficar evidentes, mas a banda manteve o pique e gravou alguns singles como Waiting for an Alibi e Do Anything You Want To", que alcançaram o segundo lugar nas paradas britânicas. Um terceiro single fez um sucesso moderado. Trata-se de Sarah, uma ode à filha recém-nascida de Phil.
Em 1979, Gary Moore saiu da banda intempestivamente no meio de uma turnê e Phil decidiu manter o Thin Lizzy como um trio. O guitarrista Midge Ure (Ultravox) fez um tour de force com a banda e mostrou-se disponível quando fosse neceesário. Mesmo assim, Lynnot chamou outro guitarrista, Dave Flett (ex-Manfred Mann's Earth Band) e Ure ficou atuando como tecladista. Após essa conturbada turnê, o Thin Lizzy deu um tempo e Phil Lynnot gravou seu primeiro trabalho solo, Solo In Soho (1980), álbum que contou com os colegas de Lizzy (Gorham e Downey), Mark Knopfler (Dire Straits), Snowy White (músico de estúdio do Pink Floyd) e os ex-Thin Lizzy Gary Moore e Brian Robertson. Nesse mesmo ano, a banda gravou o álbum Chinatown, que teve como reforços o guitarrista Snowy White e o jovem tecladista Darren Warthon, então com 17 anos.
No ano seguinte, enquanto é lançada a primeira coletânea da banda, The Adventures of Thin Lizzy, Lynnot gravou seu segundo álbum solo, The Phillip Lynnot Album no mesmo esquema do anterior com membros do Thin Lizzy como músicos de apoio e outros convidados (Midge Ure, Mark Knopfler e Huey Lewis, entre outros). O álbum levou um ano para ser lançado, exatamente depois de Renegade (1981) do Thin Lizzy.
Em 1982, começou a haver constantes problemas internos, o que fez com que algumas turnês fossem canceladas. Essas falhas fizeram com que Snowy White pedisse o boné e Lynnot teve que retomar a procura por um guitarrista efetivo, o qual encontrou na pessoa de John Sykes.
O álbum Thunder and Lightining (1983) foi o canto do cisne do Thin Lizzy e Phil queria que a banda se despedisse em grande estilo. para tanto chamou ex-guitarristas da banda (Eric Bell, Gary Moore, Brian Robertson e Snowy White) para uma positiva turnê de despedida que resultou num álbum duplo ao vivo, Life (1983). O ápice dessa tour foi a união de 5 guitarristas (Bell, Gorham, Moore, Robertson e Sykes) numa mesma música, The Rocker.
Depois disso, Lynnot ainda gravou alguns trabalhos solo, sempre tendo os amigos de Thin Lizzy por perto e acabou falecendo em 1986, aos 36 anos apenas, por conta de seus problemas com drogas. Elel cogitava um possível retorno da banda ms não hove tempo hábil. Durante muito tempo sempre houve o boato de que Lynnot tivesse sido filho de um brasileiro (na verdade seu pai biológico era guianense), fato desmentido por sua mãe, que continuou mantendo o legado do filho através da Fundação Phillip Lynnot. Em 2005, uma estátua em homenagem a ele foi erigida em Dublin numa cerimônia que contou com muitos ex-membros do Thin Lizzy.
Os outros membros do Thin Lizzy voltaram a trabalhar juntos em 1990 para terminar uma gravação que Phil havia deixado, no melhor estilo Beatles Anthology. Esse foi o gancho para um retorno, que acabou acontecendo oficialmente no décimo aniversário de morte de Lynnot. Gorham, Warthon e Downey são os únicos membros mais veteranos da banda, mantendo seu leago ainda vivo.
Gary Moore teve uma sólida carreira solo e fez um grande sucesso (inclusive no Brasil) com a canção Still Got the Blues (1990). Gary faleceu em fevereiro de 2011.

Para ver fotos e vídeos, além de conhecer mais sobre a banda, visitem http://www.thinlizzy.org/

Fonte:

Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário