sexta-feira, 25 de março de 2011

A Rainha do Soul impera! - parte 1

Geralmente, as biografias deste blog terminam com a data de falecimento das personalidades de quem contamos a história. Neste post, a coisa vai ser diferente pois hoje nossa biografada está completando hoje 69 anos. Happy Birthday, Aretha Franklin!


Aretha Louise Franklin nasceu no dia 25 de março de 1942 em Memphis, Tennessee, filha do grande ministro batista e ativista dos direitos civis C.L. Franklin e Barbara Siggers Franklin, pianista e cantora de gospel contemporânea da maravilhosa Mahalia Jackson, de quem falaremos num futuro post. A menina aprendeu a tocar piano de ouvido e também cantava no coro de sua igreja. Cresceu cercada de grandes nomes do gospel americano como a já citada Mahalia Jackson, Clara Ward  e Albertina Hunter com seu grupo The Caravans. Essas três grandes cantoras foram as influências mais importantes de Aretha. A trágica morte da mãe em 1952 foi uma perda muito sentida. Ainda uma garotinha, Aretha conheceu o  cantor e futuro Pai do Soul Sam Cooke (ver biografia aqui), que ainda estava no grupo vocal The Soul Stirrers e era uma amigo de seu pai. Os dois ficaram muito amigos


Aos 14 anos, ela começou a fazer suas primeiras incursões no meio gospel, gravando e atuando nas comunidades cristãs. Essa faceta da cantora pode ser encontrada no álbum Songs of Faith (1956). Aretha, nessa altura já era mãe de duas crianças, Clarence e Edward e sua avó Rachel ficou encarregada de cuidar deles enquanto a neta cuidava da carreira.


Em 1961, Aretha conheceu o produtor John Hammond, que trabalhou com Sam Cooke e conseguiu contrato com a Columbia Records, onde gravou seu primeiro álbum fora do meio gospel intitulado simplesmente Aretha, onde contou com a Ray Bryant Combo. No disco, onde Aretha canta com a influência que teve de cantoras como Dinah Washington e Billie Holiday. O destaque fica por conta de Won't Be Long e sua versão para o clássico Over the Rainbow (do filme O Mágico de Oz). Foi nessa época que ela se casou com Ted White, seu empresário.


Em 1962, vieram os álbuns The Electrifying Aretha Franklin (com destaque para Rock-a-Bye Your Baby With a Dixie Melody) e The Tender, the Moving, the Swinging Aretha Franklin (com destaque para Try a Little Tenderness, que se tornou posteriormente um grande sucesso com Otis Redding e God Bless the Child, um clássico de Billie Holiday), seu primeiro álbum a alcançar um certo êxito comercial, chegando ao Top 70 das paradas.


Em 1963, veio o álbum Laughing on the Outside, com uma orientação mais jazzística, onde ela canta compsoições de Johnny Mercer, Irving Berlin e Duke Ellington, entre outros.


Em 1964, ela gravou o álbum Unforgettable: A Tribute to Dinah Washington. É preciso dizer algo mais? Aretha interpreta canções de sua influência-mor, a grande cantora falecida nesse ano, com destaque para a sempre bela canção, já interpretada por Nat King Cole, Unforgetable e um clássico de Dinah What A Difference The Day Makes. Gravou também o álbum Runnin' Out of Fools, onde Aretha intepreta músicas no melhor estilo Girls Group como Mockingbird (de Inez Foxx) e The Shoop Shoop Song (de Betty Everett). Foi nesse ano que ela foi coroada simbolicamente a Rainha do Soul num programa de TV americano.


Em 1966, foi gravado o álbum Soul Sister (com destaque apara dois clássicos Ol' Man River (já gravada pro Ray Charles e Frank Sinatra) e Swanee. Este disco começou sa preparar terreno para o grande sucesso que ela faria nos anos subsequentes. Foi seu penúltimo álbum pela Columbia.


Em 1967, ela gravou o álbum Take it Like You Give it  e após assinar com a Atlantic Records, gravou o álbum I Never Loved a Man the Way I Love You [hoje um clássico] que colocou Aretha no topo .Aqui, só a faixa título já vale o disco. Essa é a Aretha que ficaria para sempre na memória dos fãs de um Soul mais quente e recheado de metais (com o lendário grupo Muscle Shoals Rhythm Section) e backing vocals deliciosos (ora contando com o grupo vocal Swett Inspirations ora com as irmãs de Aretha Erma e Carolyn Franklin). Aqui começou a grande parceria dela com o lendário saxofonista e músico de sessão King Curtis (veja biografia aqui). A banda de Curtis, The Kingpins tornou-se a partir deste álbum, a banda de apoio da cantora. Fora a música que dá nome ao álbum, o disco conta com Dr. Feelgood, Soul Serenade e o clássico Respect (de Otis Redding), que se tornou uma de suas canções-chave no resto de sua carreira. Não é a toa que alguns chamam Aretha de Miss Respect. Não podemos esquecer de A Change is Gonna Come, uma homenagem singela ao grande amigo Sam Cooke que morrera em 1964. No mesmo ano, veio o álbum Aretha Arrives onde ela canta alguns clássicos do Rock sessentista como a versão de La Franklin para o clássico dos Rolling Stones (I Can't Get no) Satisfaction e 96 Tears do obscuro grupo ? & The Mysterians. Também canta uma das músicas mais conhecidas do século XX, You Are My Sunshine e um clássico da cantora, Baby I Love You. A Columbia lançou um último disco de Aretha antes dela sair da gravadora chamado Take a Look.


Continua no próximo post


Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.aretha-franklin.com/

Aretha e Sam Cooke: uma grande amizade



Nenhum comentário:

Postar um comentário