O ano de 1956 foi importante para o Rock and Roll nos dois lados do Atlântico. Vivia-se a fase mais efervescente da chamada Primeira Onda. Nos EUA, artistas como Elvis Presley e Bill Haley já haviam consolidado uma firme carreira dentro do mercado fonográfico. Na Inglaterra, foi deflagrada uma verdadeira febre musical quando o Lonnie Donegan Skiffle Group gravou Rock Island Line (composição de Leadbelly. O disco fez um grande sucesso entre os jovens britânicos. Da noite para o dia, forma formadas milhares de bandas
O Skiffle, que virou uma tendência musical forte naquela segunda metade da década de 50, era um estilo de Jazz muito em voga nos anos 20 nos EUA. Primava pelo uso de instrumentos musicais disponíveis (violão, banjo) e artesanais bateria com panelas, baixo de caixa de chá, baixo de bacia, tábua de lavar roupa.
Em Liverpool, um jovem de 15 anos chamado John Winston Lennon (nascido em 9 de outubro de 1940 em Liverpool) não ficou de fora dessa onda. Ao ganhar de presente de aniversário de 16 anos um disco de Elvis Presley (Hound Dog/Don't Be Cruel), decidiu que iria formar uma banda também. No final de 1956, ele já tinha o esboço de um grupo, contando com seu melhor amigo de infância Pete Shotton e uns colegas da escola onde estudava. Começava uma lenda.
Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.beatlesbible.com/history/
Livro O Jovem Lennon de Jordi Sierra i Fabra (1988)
Alunos e docentes da Quarry Bank High School: alguém consegue identificar John? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário