quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"Eles são uns verdadeiros Animais!"

Na efervescente cena londrina, havia dois points específicos onde se podia ouvir Blues e Rhythm & Blues de qualidade. Eram os clubes Marquee e o Crawdaddy, onde músicos locais e outros nos arredores da capital da Inglaterra podiam se reunir para fazer homéricas jams. Esses dois clubes viram nascer lendas como o Blues Incorporated de Alexis Korner, os Rolling Stones, os Bluesbreakers de John Mayall, Screamin' Lord Sutch & The SavagesThe Yardbirds, Fleetwood Mac e The Animals. A última havia sido formada em 1962 e chamava Alan Price Combo, onde o tecladista e líder Alan Price já contava com o guitarrista Hilton Valentine, o baixista Chas Chandler e o baterista John Steel. Com a entrada do vocalista oriundo de New Castle, Eric Burdon, a banda começou a pensar num novo nome, que acabou vindo durante uma apresentação da banda, onde foram considerados rudes e grosseiros pela plateia que os chamava incessantemente de animais. O nome pegou e a banda fechou contrato com o empresário dos Rolling Stones e Yardbirds e dono do Crawdaddy Giorgio Gomelski. Com um vasto repertório que ia de Jimmy Reed a Nina Simone, a banda foi contratada pela Columbia Records, uma subsidiária da EMI, onde gravarm seu primeiro single, Baby Let Me Take You Home. Mas o sucesso veio mesmo em 1964 quando a banda gravou The House Of Risnig Sun, uma canção que já havia sido gravada por Bob Dylan e Nina Simone. A versão dos Animals alcançou os primeiros lugares das paradas, o que começou a abrir para a banda várias oportunidades de aparecer em programas de televisão como Ready Steady Go e Shindig! Aproveitando o advento da Segunda Onda ou Invasão Britânica, The Animals fizeram sua primeira turnê americana e tocaram no Ed Sullivan Show, onde no início do ano seus conterrâneos Beatles haviam se consagrado. Aí vieram outors singles de sucesso onde interpretaram o melhor do Blues (Boom Boom de John Lee Hooker), Folk (Don't Let Me Be Misusnderstood de Nina Simone) e Soul (Talkin' bout You de Ray Charles), além de outros clássicos como We Gotta Get Out Of This Place (Mann-Weil), Roberta (Frankie Ford), Bring It On Home To Me (Sam Cooke), See See Rider (Ma Rainey) e Around and Around (Chuck Berry).
Em 1965, começou a haver desentendimentos internos na banda que acabaram culminando na saída de Alan Price. Reza a lenda que Burdon e Price nunca se suportaram. para o lugar do tecladista, passaram pela banda Mick Gallagher e Dave Rowberry, que ficaram pouco tempo. No ano seguinte foi a vez do batera Steel deixar o barco, sendo substituído por Barry Jenkins. Nessa altura, a banda se chamava Eric Burdon & The Animals e teve mais uma baixa, o baixista Chandler que deixou a banda para ser empresário de Jimi Hendrix. Com isso, Burdon achou melhor terminar a banda formando uma outra chamada Eric Burdon & The New Animals que contava com John Weider (guitarra), Vic Briggs (guitarra e teclados) e Danny McCulloch (baixo). A banda seguiu uma direção diferente dando ênfase à psicodelia, muito em voga naquele instante. Nessa época gravaram os hits San Franciscan Nights e Sky Pilot.
Em 1968, nova mudança na banda: saíram Briggs e McCulloch e entraram George Bruno (teclados) e Andy Summers (guitarra). Após gravar mais alguns singles, a banda foi dissolvida. O curioso é que os membros originais da banda (Burdon, Price, Chandler, Valentine e Steel) fizeram uma reunião para um evento beneficente em 1968. Eric Burdon mudou-se para os EUA onde formou a banda de Soul War, gravando com eles o álbum Eric Burdon Declares War. Mesmo com a saída de Burdon após uma turnê, o War conseguiu sobreviver e fez muito sucesso.
Houve pelo menos 2 tentativas de reunir o time original dos Animals. Uma em 1975 com alguns shows na Inglaterra e outra em 1983, onde eles gravaram o álbum Ark, que teve repercussão mínima.
Em 1993, Hilton Valentine tentou reativar a banda chamando-a Animals II, contando com o baterista original Steel e o tecladista de outra fase Dave Rowberry. O ex-baixista Danny McCulloch também tentou criar sua versão dos Animals. No ano seguinte, a banda entrou para Rock and Roll Hall of Fame. Em 1996, o baixista original Chas Chandler faleceu. Em 1998, foi a vez de Burdon reativar os Animals como grupo de apoio, sem contar com outros membros de formações anteriores. Em 2008, houve uma batalha judicial pelos direitos ao nome da banda entre Burdon e Steel, vencida pelo baterista. Em seguida, os membros originais Valentine e Steel criaram uma nova formação da banda, a qual hoje só conta com o baterista como único remanescente original


Formação original dos Animals
 Fonte:
Wikipedia (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário