quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Rei do Reaggae vive! - parte 1

Esse é o primeiro post em quase duas semanas. O rítmo de trabalho diminuiu um pouco e assim, deu pra respirar e escrever um pouco. No dia 11 de maio de 1981, a música e o Reggae perdiam um de seus maiores nomes: Bob Marley. Neste post e nos seguintes vamos falar da trajetória deste grande cantor e compositor.

Robert Nesta Marley nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945 em Nine Mile, St. Ann, Jamaica, fruto do relacionamento do oficial britânico Norval Sinclair Marley e uma nativa jamaicana chamada Cedella Booker. Norval iria se casar com Cedella mas acabou desistindo mas ajudou a criar seu filho até sua morte em 1955 quando Bob tinha 9 anos. Embora a Jamaica fosse membro da Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth), sempre foi um país muito pobre e cheio de favelas, entre as quais Trenchtown, na capital Kingston, onde Bob cresceu e passou boa parte da vida. Por ser mestiço e baixinho, Bob era vítima constante das provocações de seus compatriotas negros. A música acabou sendo a redentora de Bob, que aprendeu a tocar guitarra e em 1962, junto com os amigos de infância Peter Tosh (guitarra, vocais e teclados) e Bunny Wailer (percussão, vocais), formou a banda The Wailing Wailers que ainda contava com Junior Braithwaite (vocais), Beverly Kelso e Cherry Smith (backing vocals). A banda gravou seu primeiro disco em The Wailing Wailers em 1965 pelo selo Studio One. Nesse disco figuram muitas composições de Marley com I Need You, Rude Boy e It Hurts to Be Alone e um cover de What's the New, Pussycat? que foi um grande sucesso com Tom Jones, entre muitas outras. Braithwaite, Kelso e Smith deixaram a banda no decorrer dos anos seguintes.


As coisas começarama a contecer para a banda em 1966 quando eles foram descobertos pelo produtor Coxsone Dodds que sugeriu que a banda diminuisse o nome para The Wailers. Em meados dos anos 60, Bob e seus amigos começaram a seguir os preceitos do Rastafarianismo e isso tornou-se evidente em sua música, que era uma mistura de rítmos jamaicanos como o Ska, o Toast e o Rocksteady com o Rhythm & Blues norte americano. Nesse ano, ele se casou com Rita Anderson e o casal foi morar nos EUA com Cedella que incutiu no filho a vontade de seguir o Rastafarianismo, apesar da educação católica que teve. De volta à Jamaica, Bob começou a cultivar seus dreadlocks, que se tornou sua principal característica posteriormente. Rita, sua esposa, acabou se tornando uma das I Threes (as outras componentes eram Judy Mowatt e Marcia Griffiths), grupo de backing vocalists dos Wailers. Após divergências com Dodds, Bob e os Wailers fecharam com o produtor Lee Perry e essa parceria se mostrou predonderante para o sucesso inicial da banda. Outros integrantes ingressaram nos Wailers, oriundos da banda empresariada por Perry The Upsetters: Aston Barrett (baixo) e seu irmão Carlton "Big Family" Barrett (bateria, percussão).


Continua no próximo post

Capa do primeiro disco dos Wailers